Sumários

Ensinar cozinheiros, ensinar donas de casa: os livros de cozinha.

7 Outubro 2024, 18:00 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

Ensinar cozinheiros, ensinar donas de casa: os livros de cozinha. Receituários manuscritos destinados a uso particular e receituários publicados. Características dos livros de receitas culinárias.

Leituras:

BRAGA, Isabel Drumond, “1945 – Nasce um best seller: O Livro de Pantagruel”, BRAGA, Isabel Drumond (coord.), História global da alimentação portuguesa, Lisboa: Temas e Debates, 2023, pp. 497-502.

BRAGA, Isabel Drumond, CASTRO, Inês de Ornelas e, “Saberes e fazeres de Berta Rosa Limpo: a construção de um êxito: o Livro de Pantagruel”, Faces de Eva, n.º 29, Lisboa, 2013, pp. 45-66. Disponível em https://www.academia.edu/6581067/.

Cocina (La) en su Tinta, Madrid: Biblioteca Nacional de España, 2010.

ESTEVES, Rita Peixeiro Lopes, A Culinária na Rádio Televisão Portuguesa: Maria de Lourdes Modesto, uma pioneira, Relatório de estágio em História de Género, apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2020.

HYMAN, Philip, HYMAN, Mary, “Imprimer la cuisine: les livres de cuisine en France entre le XVe et le XVIe siècles”, Histoire de l’alimentation, direção de Jean Paul Flandrin e Massimo Montanari, Paris: Fayard, 1996, pp. 643-655.

HYMAN, Philip, HYMAN, Mary,, “Livres et cuisine au XIXe siècle, La table au XIXe siècle, Paris: Musée d’Orsay, Flammarion, 2001, pp. 80-89.

LAURIOUX, BRUNO, Le règne de Taillevent: livres et pratiques culinaires à la fin du Moyen Âge, Paris: Publications de la Sorbonne, 1997.

LEHMANN, Gilly, The British housewife: cookery books, cooking and society in Eighteenth-Century Britain, [s.n.]: Prospect Books, 2003. 

NOTAKER, Henry, A history of cookbooks: from kitchen to page over seven centuries, Oakland: University of California Press, 2017.


Abertura oficial do ano académico na FLUL

30 Setembro 2024, 18:00 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

Abertura oficial do ano académico na FLUL.


Fontes históricas relevantes para os conteúdos do seminário.

23 Setembro 2024, 18:00 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

Fontes históricas relevantes para os conteúdos do seminário.

Indicações acerca do preenchimento da  minuta do plano do trabalho prático.

Leituras:

BiblioAlimentaria: alimentação, saúde e sociabilidade à mesa no acervo bibliográfico da Universidade de Coimbra, coordenação de Carmen Soares, Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.

História global da alimentação portuguesa, direção de José Eduardo Franco, coordenação de Isabel Drumond Braga, Lisboa, Temas e Debates, 2023.

Livros portugueses de cozinha, 2.ª edição, coordenação e pesquisa bibliográfica de Manuela Rêgo, Lisboa: Biblioteca Nacional, 1998.


Apresentação

16 Setembro 2024, 18:00 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga

Questões práticas acerca do funcionamento da unidade curricular. Apresentação do programa. Informações acerca dos elementos e dos critérios de avaliação.

 

Avaliação:

Trabalho prático: 100% do valor da classificação final

Momentos de avaliação:

Dia 14 de outubro – entrega do plano realizado a partir da minuta disponibilizada na plataforma Moodle e tendo em conta as normas de citação ali disponíveis;

Dia 28 de outubro – acompanhamento do trabalho, com exposição das dificuldades e avanços pelos alunos;

Dias 25 de novembro e 2 de dezembro – apresentação preliminar dos resultados do trabalho;

Dia 16 de dezembro – entrega da versão escrita definitiva.

Critérios de avaliação:

Plano a realizar de acordo com a minuta disponível na plataforma Moodle e acompanhamento do trabalho;

Adequação e originalidade do título;

Estrutura do trabalho;

Profundidade da abordagem;

Originalidade;

Domínio linguístico e conceptual;

Domínio das fontes e da bibliografia;

Correção das citações, das notas e da bibliografia;

Exposição inicial do trabalho;

Apresentação preliminar dos resultados do trabalho.

Não serão avaliados os trabalhos que não respeitarem todos os momentos de avaliação, nas datas indicadas, e que não sejam realizados a partir de fontes, escolhidas com o acordo da docente.