Sumários

Odisseia

9 Março 2018, 16:00 Rui Carlos Fonseca

Odisseia e as errâncias de Ulisses (continuação).

As aventuras de Ulisses de Tróia a Ítaca: Calipso e a tempestade de Posídon (canto 5); os Feaces (cantos 6-12).

Os disfarces, as mentiras, as cenas de reconhecimento, a vingança na segunda metade da Odisseia (cantos 13-24).

Os engenhos de Penélope.

O retrato de Ulisses como aedo.

Apresentações orais dos alunos sobre alguns cantos da Odisseia: José Ribeiro (canto 13), Manuel Borges (canto 14), Pedro Oliveira (canto 15), Diana Borges (canto 16), Samuel Maio (canto 17).


Equiparação a bolseiro para participar no IV Congresso PRAGMA - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade de Coimbra.

9 Março 2018, 08:00 Nuno Simões Rodrigues

Equiparação a bolseiro para participar no IV Congresso PRAGMA: «Nomos vs. Physis» - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Universidade de Coimbra.


Odisseia

6 Março 2018, 16:00 Rui Carlos Fonseca

A Odisseia e as errâncias de Ulisses (canto 5-12).

O proémio e o carácter ético da Odisseia.

A técnica in medias res, a estrutura em anel, a estrutura paralelística.

As aventuras de Ulisses de Tróia a Ítaca: os Cícones, os Lotófagos, o Ciclope (canto 9), Éolo e o saco dos ventos, os Lestrígones, Circe (canto 10); a Catábase (canto 11); as Sereias, Cila e Caríbdis, o Gado do Sol (canto 12).

Os temas dos episódios das errâncias: a guerra, o fantástico, a retenção, a memória e o esquecimento, a insensatez, a hybris, a fuga, a transgressão.

Bibliografia

Citati, Pietro, Ulisses e a Odisseia: A Mente Colorida (tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo), Lisboa, Cotovia, 2005.

Dalby, Andrew, «The Iliad, The Odyssey and their Audiences», The Classical Quarterly, Vol. 45, N.º 2, 1995, pp. 269-279.

Graziosi, Barbara, and Johannes Haubold, Homer: The Resonance of Epic, London, Duckworth, 2005.

Louden, Bruce, The Odyssey: Structure, Narration, and Meaning, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1999.

Marinatos, Nanno, «The Cosmic Journey of Odysseus», Numen, Vol. 48, N.º 4, 2001, pp. 381-416.

Reece, Steve, The Stranger’s Welcome, Ann Arbor, The University of Michigan Press, 1993.

Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Odisseia», in Estudos da História da Cultura Clássica. I Cultura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003, pp. 87-100.


Introdução ao estudo da religião grega.

6 Março 2018, 08:00 Nuno Simões Rodrigues

Introdução ao estudo da religião grega.


Odisseia

2 Março 2018, 16:00 Rui Carlos Fonseca

O aedo e o rapsodo.

A tradição épica oral e os poemas homéricos.

O ciclo épico: o ciclo tebano e o ciclo troiano.

A Telemaquia: funções e importância no enredo da Odisseia.

A Telemaquia: o concílio dos deuses; o voo de Atena; as cenas típicas de hospitalidade; os aedos; o discurso de Atena/Mentes; o aparecimento de Penélope; o processo de heroificação de Telémaco; a assembleia de Ítaca; Telémaco em Pilos; Telémaco em Esparta.


Bibliografia

Lesky, Albin, «O Ciclo Épico», in História da Literatura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1995, pp. 101-106.

Louden, Bruce, The Odyssey: Structure, Narration, and Meaning, Baltimore, Johns Hopkins University Press, 1999.

Prieto, Maria Helena Ureña, «Ciclo Épico», in Dicionário de Literatura Grega, Lisboa e São Paulo, Verbo, 2001, col. 99-102.

Reece, Steve, The Stranger’s Welcome, Ann Arbor, The University of Michigan Press, 1993.

Rocha Pereira, Maria Helena da, «A Odisseia», in Estudos da História da Cultura Clássica. I Cultura Grega, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2003, pp. 87-100.

Scott, William C., «A Repeated Episode at Odyssey 1.125-48», Transactions and proceedings of the American Philological Association, Vol. 102, 1971, pp. 541-551.

West, Martin L. (ed. and transl.), Greek Epic Fragments, Cambridge and London, Harvard University Press, 2003.