D.W. Griffith, "Broken Blossoms" (1919)

8 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema psicológico: o uso do Grande-plano, da  montagem-paralela e dos intertítulos (poetizados, literários) como marcas do "autor" e da função narrativa;
2. o discurso do desejo: 2.1. duplo interdito: de idade e raça; 2.2. entre inibição e sublimação 2.3. a triangulação da cena do desejo (diferido,visto por um ecrã/vitrine); situação do objecto (Lucy) entre a metáfora (floral) e o fetiche (a boneca); 2.4 entra a fetichização e a sublimação;
3. da deflação do Melodrama ("por defeito") à emergência do cinema (como aura, luminosidade).
*projecção (comentada) de um dvd do filme
Bibliografia: textos de Nick Brown e Julia Lesage, sobre o filme, na pasta da cadeira (verde, nº2)
OBSERVAÇÃO: na  6ªf não há aula por o docente ter de se deslocar ao Porto para participar num Colóquio