Sumários
20 Dezembro 2019, 12:00
•
Fernando Guerreiro
Exercício escrito
18 Dezembro 2019, 12:00
•
Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Continuação da visualização de
Cinema Paraíso, Giuseppe Tornatore (1988).
Comentário sobre os exames e avaliação final.
17 Dezembro 2019, 12:00
•
Fernando Guerreiro
(cont.)
2.6. características do melodrama: exacerbação dos sentimentos, inversão das perspectivas (nomeadamento nos papéis entre masculino e feminino), simbolismo dos objectos;
2.7. codificação do género e "mise en scène": organização do espaço e dos actores no plano (as 3 festas);
2.8. o contraste entre luz(cores) e sombra(s).
* projecção (comentada) do resto do filme
Nota: esta aula, como a anterior, foi dada pelo Prof Mário Jorge Torres
Bibliografia: texto de R.W. Fassbinder sobre Sirk e o filme na pasta da cadeira
TESTE: 5 temas para escolher dois com consulta da Antologia da cadeira
16 Dezembro 2019, 12:00
•
Ana Bela dos Ramos da Conceição Morais
Visualização do filme
Cinema Paraíso, Giuseppe Tornatore (1988)
13 Dezembro 2019, 12:00
•
Fernando Guerreiro
1. o melodrama no cinema clássico norte-americano nos anos 50: um cinema de "estúdios" e no quadro do "star system";
2. Douglas Sirk,
All that Heaven Allows (1955)
2.1. do teatro para o cinema e da Alemanha para os Estados Unidos:
2.2. melodrama e tragédia: a importância do
melos (música) (variações sobre Schuman);
2.3. um trabalho sobre os estereótipos do género e da sociedade americana nos anos 50;
2.4. "artificialidade" da cor e espectralização pelas "sombras";
2.5. a questão da "reflexividade": desdobramento da imagem e questionação da identidade
(projecção(comentada) de parte do filme) (cont.)
NOTA: este módulo do programa (2 aulas) é dado pelo Prof. Mário Jorge Torres
Bibliografia: materiais de apoio a este ponto na pasta da cadeira (verde, nº 2)