O Expressionismo no cinema alemão dos anos 20

15 Outubro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o Expressionismo na Pintura (alemã): características;
2. O Expressionismo no Cinema. Duas concepções da Imagem =cinema: i) uma estética da Luz (Kurtz): uma dramaturgia do claro-escuro; o claro-escuro como princípio de Montagem no plano; a resolução das tensões na luz (L. Eisner) (Murnau, Fausto, 1926); ii) concepção plástica do plano (relação com a Pintura e a Gravura) (R. Wiene, O Gabinete do Dr Caligari, 1920). Expresionismo, um novo romantismo? (posições diferentes de L. Eisner e G. Deleuze);
3. Existe um cinema expressionista alemão? Posições a favor e contra. 3.1. É Caligari um filme expressionista? (posições de L. Eisner e H. Ihering); 3.2. a polémica da "autoria" de Caligari: um filme de produtores (Erich Pommer), de argumentistas (Carl Mayer, Hans Janowitz), de cenógrafos (Warm, Rohring, Reimman) ou do próprio realizador (R. Wiene)?
* projecção da abertura do Fausto de Murnau (1926)