O Neo-realismo italiano (1)
22 Novembro 2019, 12:00 • Fernando Guerreiro
A "forma aberta" do Neo-realismo italiano
1. aspectos históricos: adopção do termo, ruptura ou continuidade?; periodização.
2. plano estético: 2.1. mais uma "ética" do que uma "estética" (Rossellini); 2.2. um cinema do "real :"i) ; um cinema dos "factos"= da "imagem-facto" (Bazin); ii) um cinema do "encontro" (Zavattini); 2.3. uma estética da "imanência": o Plano-sequência (Bazin); 2.4.um cinema da "duração": i) da "espera" (Rossellino). ii) da "análise" (Zavattini);; 2.5. uma dimensão colectiva e coral com respeito da diversidade dos "falares" (Paisà); 2.6 a crítica do actor profissional e da "ficção" (Zavattini); 2.8. o script como "work in progress" (colectivo) (Paisà); 2.8 a autonomização do espectador (Zavattini).
* projecção de Gente do Pó de M. Antonioni (1943/5)