O Neo-realismo italiano: Roberto Rossellini (2)
26 Novembro 2019, 12:00 • Fernando Guerreiro
Roberto Rossellini, "Paisa" (1946)
1. um cinema directo, de "amador", "pobre";
2. um cinema do "real" ("factos"= "imagem-facto") e do distanciamento ético (A Bazin);
3. estrutura episódica e rapsódica do fiilme: um "puzzle" de géneros: Horror, melodrama,comédia, documentário, "road movie" (o filme como "traveling" sobre a Itália em guerra);
4. estrutura episódica (vs) "voz sobre": um filme mais "regional" do que "nacional"; a "pequena" e a "grande história"; resistência do indivíduo e do particular; por um "heroísmo sem heróis" (Millicent Marcus);
5. a temática da "comunicação": a diversidade das linguas e as contradicções do pós-guerra;
6. a "espera" (duração) como estrutura de possibilitação do "milagre" (epifânia).
* projecção (comentada) da 1ª sequência (a "siciliana") de
Paisa.