Uma segunda modernidade: Orson Welles

15 Novembro 2019, 12:00 Fernando Guerreiro

1. a concepção "atraccional" de forma. do Teatro e da Rádio para o Cinema;

2. duas modalidades de narração: 2.1. uma "oral", a voice-over (sobre): i) caracterização (Sarah Kosloff); ii) fixação de um plano de Enunciação: o "narrador fundamental"; semelhanças com a câmera subjectiva (na 1º e 3ªpessoa); iii) no plano do enunciado: uma muitiplicidade não resolvida de pontos de visa; os narradores secundários encaixados dos flashbacks (D. Bordwell); 2.2. outra, "visual": o Plano-sequência com profundidade de campo: as teorizações de André Bazin (em "A Evolução da Linguagem Cinematográfica") e de Gregg Toland (num texto sobre o filme).
*3. o Prólogo:"No Trespassing": movimento de câmera=movimento do cinema (D. Bordwell); a resistência à interpretação, opacidade (formal) do enigma ("Rosebud"), o ponto de vista da Anamorfose (deformação) da "morte".
* projecção dos 15mn iniciais do filme