Howard Hawks, "Land of the Pharaoes" (2)
1 Junho 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
2.4.representação histórica da Antiguidade no cinema: os modelos da pintura de fresco de Pompeia e da pintura histórica vitoriana: anacronismo e (in)verosimilhança, a convenção dos géneros;
2.5. do "exterior" (épico: o modelo do "western") para o "interior": "(melo)drama". Um épico de câmera;
2.6. a "pirâmide" (espaço fechado, estruturado pelo ponto de fuga do "labirinto") como figura (metáfora) da "forma" (filme). A Arquitectura como objecto central do filme;
2.7. o uso da cor em Cinemascope e a atmosfera "nocturna" do filme;
2.8. o ponto de vista da "morte" no final : do ponto de vista (subjectivo) do Faraó (agonizante) ao fechamento da pirâmide (o uso da Montagem paralela)
* projecção (comentada) do resto do filme
OBSERVAÇÃO: estas duas aulas foram dadas pelo Prof. Mário Jorge Torres.
TESTE: dia 8 de Junho (6ªf)= 12-14h, sala 7.1.