Sumários

Howard Hawks, "Land of the Pharaoes" (2)

1 Junho 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

2.4.representação histórica da Antiguidade no cinema: os modelos  da pintura de fresco de Pompeia e da pintura histórica vitoriana: anacronismo e (in)verosimilhança, a convenção dos géneros;

2.5. do "exterior" (épico: o modelo do "western") para o "interior": "(melo)drama". Um épico de câmera;
2.6. a "pirâmide" (espaço fechado, estruturado pelo ponto de fuga do "labirinto") como figura (metáfora) da "forma" (filme). A Arquitectura como objecto central do filme;
2.7. o uso da cor em Cinemascope e a atmosfera "nocturna" do filme;
2.8. o ponto de vista da "morte" no final : do ponto de vista (subjectivo) do Faraó (agonizante) ao fechamento da pirâmide (o uso da Montagem paralela)
* projecção (comentada) do resto do filme
OBSERVAÇÃO: estas duas aulas foram dadas pelo Prof. Mário Jorge Torres.
TESTE: dia 8 de Junho (6ªf)= 12-14h, sala 7.1.


Howard Hawks, "Land of the Pharaoes" (1953)

29 Maio 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Do "filme histórico" ao "peplum": de "Cabiria" (Pastrone, 1914) a Cecil B de Mille (o "filme bíblico");

2. Howard Wawks: um realizador de géneros
2.1. "Land oh Pharaoes" na obra de Hawks:  a colaboração com William Faulkne (a temática da "morte");
2.2. ascetismo da foma, ao contrário das caracteríssticas do género; fracasso comercial da obra;
2.3. auto-referencialidade: a "pirâmide" como figura (metáfora) da obra (arte); um filme que  dá a ver o processo de construção da obra; "morte" e carácter fechado=absoluto da forma (a leitura de Pedro Costa) (cont.)
* Início da projecção Icomentada) do filme
Bibliografia: conjunto de textos de apoio na pasta da cadeira


M. Antonioni, "O Eclipse" (2)

25 Maio 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

2.3. a sequência final do filme: i) uma "poética" (das coisas/ formas por elas próprias); ii) um triplo eclipse: humano, do real, narrativo; iii) a reconstrução do real e a tomada de poder das coisas na imagem e no mundo; iv) a hipótese de um novo começo, de uma nova forma e de um novo cinema.

* projecção (comentada) de um dvd do filme


M. Antonioni, "O Eclipse" (1962)

22 Maio 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

1. anos 50: a interiorização do Neo-realismo (Bazin): um cinema do "tempo" (Deleuze); paralelo Rossellini/ Antonioni; a via da abstracção e da alegoria;
2. "O Eclipse": 2.1. redução (rarefacção) do real na imagem; o carácter essencial do motivo do "vento" e da forma-som; 2.2. o lugar do homem na paisagem: a crítica das acções (intriga) e a "doença dos sentimentos"; o respeito pelas coisas tal como elas se apresentam (Hedegger); 2.3. positividade do personagem de Vittoria segundo o autor: a procura de uma "saída" e de um estado mais aéreo (gazoso) do real e da forma.
* projecção da sequência inicial (de ruptura) do filme


O Neo-realismo italiano (3)

18 Maio 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

Conclusãop da projecção (comentada) de "Paisà" de Roberto Rossellini.

Entrega dos exercícios escritos