O Cinema das Atracções
6 Março 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. um cinema de exibidores. o carácter multimédia e audiovisual da primeira sessão de cinema; a função do som: efeito de real e de actualização das imagens: interacção e direito ao ruído do público;
2. o cinema de atracções (1896-1908): um cinema da "mostração" ("showing" mais do que "telling"); exibicionista, performativo;
3. o Modo Primitivo de Representação (Noel Burch): 3.1. o cinema unipontual: o plano como "quadro", frontalidade; descontinuidade e atomismo; o comentário exterior do "lecturer"/ "bonimenteur" ou pelos "intertítulos" ; 3.2. o cinema pluripontual: a forma de transição do "chase film"; a introdução do "tempo", do "fora de campo" e da "montagem" - primeiro "horizontal" (sucessividade, alternância) , depois "vertical" (simultaneidade, paralelismo); 3.3.a passagem à "narrativização": o "enredo" ("story") como elemento organizador do filme: a "Photoplay" (E. S. Porter, D.W. Griffith).
* projecção de filmes desse período, nomeadamente "The Great Train Robbery" de Edwin S. Porter (1903)
Bibliografia: artºs de Tom Gunning, André Gaudreault e Noel Burch na Antologia