O Cinema de Dziga Vertov (2)
10 Abril 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
2. o cinema de Dziga Verov: Cine-Olho (Kino-Glazs)= Cine-Verdade (Kino-Pravda): 2.1. uma concepção mecânica e óptica do cinema : superioridade do olhar da cãmera, reformulável e não interventor no real; 2.2. a "imagem-esponja", simultaneísta-interseccionista (herdada do Futurismo): i) o carácter imanente (e resolvido) do real na imagem; ii) a crítica de Eisenstein: uma concepção intervencionista de cinema (o "cálculo atraccional"): não um Cine-Olho (contemplativo, impressionista) mas um Cine-Punho (acção); 2.3. o modelo de Montagem: uma teoria (musical) dos "intervalos", o filme como objecto "100% visual", o "filme-objecto"; 2.4 o carácter autoreferencial de "O Homen da Câmera de Filmar" (19299 enquanto dispositivo óptico global.
* projecção (comentada) de um dvd do filme