O cinema sonoro: o caso de "The Jazz Singer" (Alan Crosland, 1927)

27 Abril 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o carácter estruturante do som, enquanto ausência, no 1º cinema: o carácter audiovisual das primeiras sessões.

2. a passagem ao sonoro: 2.1. a 1ª entrada   do osm na década de 10 nos E.U.A e em França: as "phono-scènes" da Gaumont; 2.2. a 2ª entrada nos anos 20 (E.U.A): dois sistemas: "sound-on-disc" e "sound-on-film": dos "Vitaphone shorts" (1926) a "The Jazzz Singer" (1927); 2.3. a querela do som : renascimento ou morte do cinema?; o sonoro como o novo cinema de "atracções";
3. "The Jazz Singer" (Alan Crosland, 1927): 3.1. do conto de Samson (Samuel) Richardson ao cinema; 3.2. a questão do "género": i) um filme ("feature film") ou um "Vitaphone long form"?; ii) entre o melodrama (familiar, étnico) e o "musical" ("backstage musical"); iii) entre o "mudo" e o "sonoro"; 3.3. a crise de identidade: do nome , da imagem (máscara), da voz/canto: análise da cena ao piano com a mãe e depois o pai (STOP").
* projecção (comentada)  de parte de um dvd do filme