O Neo-realismo italiano
11 Maio 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
A "forma-aberta" do Neo-realismo italiano
1. aspectos históricos: adopção do termo; ruptura ou continuidade?; periodização;
2. plano estético: 2.1. mais uma "ética" do que uma "estética" (Rossellini); 2.2. um cinema do "real": um cinema dos "factos" (Rossellini); a "imagem-facto" (Bazin); um cinema do "encontro" (Zavattini); uma estética da "imanência": o Plano-sequência (Bazin); 2.3. um cinema da "duração": da "espera" (Rossellini), da "análise" (Zavattini); 2.4. uma dimensão colectiva e coral com respeito da diversidade dos "falares" ("Paisà"); 2.5 a crítica do actor profissional"e da "ficção" (Zavattini); 2.6. a libertação do espectador (Zavattini).
* projecção de "Gente do Pó" (1943/ 7) de M. Antonnioni
Bibliografia: texto de Marie-Claire Ropars sobre "Citizen Kane" na pasta da vadeira