O Surrealismo no Cinema: Bunuel/Dalli, "Un Chien Andalou" (1929)
24 Abril 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. O Surrealismo no Cinema: uma imagem mais "mental" do que plástica" (a da 1ª Vanguarda francesa); a imagem como "alucinação consciente" (Jean Goudal);
2. Luis Bunuel/ Salvador Dali, "Un Chien Andalou" (1929)
2.1. um "documentário natural" não um filme de "vanguarda"; 2.2. a teoria da Imagem do Prólogo: "Imagem-montagem" e "imagem-choque": a montagem de "atracções" (Eisenstein) e a recusa da metáfora; 2.3. o discurso do desejo: a dupla determinação de Eros e Tanathos (pulsão de vida e pulsão de morte);"imagem-pulsão" (Deleuze) e "imagem-amálgama"
* projecção (comentada) de um dvd do filme
Bibliografia: conjunto de páginas sobre o Surrealismo no cinema (pasta da cadeira, fotocopiadora azul)