Uma segunda modernidade: Orson Welles
4 Maio 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
Orson Welles, "Citizen Kane" (1941)
1. a concepção "atraccional" de Forma: do Teatro e da Rádio para o Cinema;
2. a "voice-over" (=sobre): 2.1. caracterização (Sarak Kozloff); 2.2. a fixação de um plano de Enunciação: do narrador fundamental (Marie- Claire Ropars); o uso da "câmera subjectiva" na 3ª pessoa (Prólogo e Epílopo) e na 1ª pessoa ("flashbacks"); 2.3. no plano do enunciado: uma multiplicidade não resolvida de pontos de vista= os narradores secundários (encaixados) (D. Bordwell);
3. o Plano-sequência com profundidade de campo ("long take"+ "depth of field"): 3.1. a teorização de A. Bazin em "A Evolução da Linguagem Cinematográfica"; 3.2 o objectivo do "realismo" (Greg Toland); 3.3. como lugar de tensões e factor de internalização do Tempo (G. Deleuze),
* projecção da abertura de "Rebecca" de Alfred Hitchcock (1940)