O cinema de D. W. Griffith (1)

9 Outubro 2015, 10:00 Fernando Guerreiro

1. Griffith: o "inventor da linguagem cinematográfica"? Griffith como figura plural e lugar de tensões;

2. o ano de 1908: constituição da MPPC, o primeiro "trust" do cinema: regulação, standardização e reforma (técnica e moral) da indústria; o novo público (feminino, alfabetizado, de classe média) e o novo produto comercial ("one-reel film");

3. a concepção de cinema de Griffith: 3.1. como linguagem universal, visual, do movimento e democrática; 3.2. diferenças em relação ao teatro: a relação com a Literatura (Dickens, o Naturalismo) e o Teatro (drama e melodrama); representação contida ("restrained"); 3.3 persistência do modelo do teatro (Gunning) e elementos especificamente cinematográficos: o "close up" e a Montagem paralela.

 * projecção do filme da Biograph, "Death's Marathon" (1913)

Bibliografia: texxto de Eisenstein ("Dickens, Griffith e nós"), na pasta da cadeira (fotocopiadora verde); artºs de Tom Gunning e Griffith na Antologia