Sumários

Exercício Escrito

6 Janeiro 2016, 10:00 Fernando Guerreiro

Exercício Escrito.

Aula de Avaliação: dia 19 de Janeiro (3ªf), das 10-11h, s. 9


M. Antonioni (2)

18 Dezembro 2015, 10:00 Fernando Guerreiro

2.3 a sequência do final do filme: i) uma "poética" (das coisas/ formas por elas mesmas); ii) um triplo eclipse: do humano, do real, do narrativo; iii) a reconstrução do real e a tomade de poder das coisas na imagem e no mundo; iv) a hipótese de um novo começo, de uma nova forma e de um novo cinema.

* conclusão da projecção (comentada) do filma.

ATENÇÃO: 2º teste na 4ªf (6 de Janeiro), das 10-13h, sala 9 (a das aulas)


M. Antonioni, "O Eclipse" (1962)

16 Dezembro 2015, 10:00 Fernando Guerreiro

O. Entrega dos testes.

1. anos 50: a interiorização do Neo-realismo (Bazin): um cinema do "tempo" (Deleuze); paralelo Rossellini/ Antonioni; a via da abstracção e da alegoria; 2. "O Eclipse": 2.1. redução (rarefacção) do real na imagem; o carácter essencial do motivo do "vento" e da forma-som; 2.2 o lugar do homem na paisagem: a crítica das acções (intriga) e a "doença dos sentimentos"; o respeito pelas coisas tal como elas se apresentam (Heidegger); 2.3. positividade do personagem de Vitoria segundo o autor: a procura de uma "saída" e de um estado mais aéreo (gazoso) do real e da forma.
* projecção da sequência inicial (da ruptura) do filme


O Neo-realismo italiano (3)

11 Dezembro 2015, 10:00 Fernando Guerreiro

 Conclusão da projecção (comentada) de "Paisà" de R. Rossellini


O Neo-realismo italiano (2)

9 Dezembro 2015, 10:00 Fernando Guerreiro

Roberto Rossellini , "Paisà" (1946): 1. um cinema directo, de "amador", "pobre"; 1.2. um cinema dos "factos" e do distanciamento ético (Bazin); 2. a estrutura episódica  do filme: um "puzzle" dos géneros: Horror, melodrama, comédia, documentário (o uso da "voice over"); 3. o filme como travelling sobre a Itália em guerra; 4. a estrutura episódica (vs) "voz sobre"; um filme mais "regional" do que "nacional"; "pequena" e "grande " História; resistência do "indivíduo" e do "particular"; por um "heroísmo sem heróis" (Millicent Marcus); 5. a temática da "comunicação": a diversidade das línguas e as contradicções do processo de Libertação.

 * projecção da sequência siciliana do filme