O Cinema sonoro

20 Novembro 2015, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o carácter estruturante do som, enquanto ausência, no 1º cinema: o carácter audiovisual das primeiras sessões; diversas modalidades de presença do som; função de actualização/ presentificação e de compensação da desrealização das imagens; 2. a passagem ao sonoro: 2.1. a 1ª entrada do som na década de 10 nos EUA e em França: as "phonoscènes" da Gaumont (Alice Guy); 2.2. a 2ª entrada nos anos 20: dois sistemas : "sound-on-disc" e "sound-on-film"; dos "Vitaphone shorts"(1926) a "The Jazz Singer" (1927); 2.3. a "querela do som": renascimento ou morte do cinema? (Balàzs); mutações da forma (um "teatro cinematográfico"?); D.Bordwell: o sonoro completa e confirma orientação narrativa (e "realista") do cinema americano.

 * projecção de um "vitaphone short" com Al Jolson ("At the Plantation") e de um excerto (sobre a rodagem e projecção de um filme sonoro) de "Singing in the rain" de Stanley Donen/ Gene Kelly