O Cinma das Atracçoes
7 Outubro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. um cinema de exibidores: o carácter multimédia e audiovisual da primeira sessão de cinema; a função do som: efeito de real e actualização das imagens; interacção e direito ao ruído do público;
2. o cinema de atracções (1896/ 1908): um cinema da "mostração" ("showing" mais do que "telling"), exibicionista e performativo;
3. o Modo Primitivo de Representação (N. Burch): 3.1.o cinema unipontual: o plano como "quadro"; frontalidade e centração; descontinuidade e fechamento sobre si; o comentário exterior pelo "lecturer"/ "bonimenteur" ou pelos "intertítulos"; 3.2. o cinema pluripontual: a forma de transição do "chase film"; a introdução do tempo, do "fora de campo" e da "montagem" - primeiro "horiozontal" (sucessividade, alternância"), depois "vertical" (simultaneidade, paralelismo).
* projecção de filmes, nomeadamente "The Great Train Robbery" (1903) de Edwin S Porter.
Bibliografia: artºs de Tom Gunning., André Gaudreault e Noel Burch na Antologia