O Neo-Realismo italiano

4 Dezembro 2015, 10:00 Fernando Guerreiro

A "forma aberta" do Neo-realismo italiano.

1. aspectos históricos: adopção do termo; ruptura ou continuidade?; periodização; 
2. plano estético: 2.1. mais uma "ética" do que uma "estética" (Rossellini); 2.2. um cinema do "real": i) um cinema dos "factos" (Rossellini): a "imagem-facto" (Bazin); ii) um cinema do "encontro" (Zavattini); iii) uma estética da "imanência": o Plano-sequência (Bazin); 2.3. um cinema da "duração":  da "espera" (Rossellini) , da "análise" (Zavattini); 2.5 um cinema "colectivo" e "coral" (Rossellini); 2.6. do "indivíduo" : crítica do "actor" (profissional (Zavattini); 2.6.uma "forma aberta":  crítica da "ficção "(Zavattini) e do "argumento" (Zavattini, Rossellini); 2.7. a "libertação do espectador" (Zavattini).
 * projecção de "Gente do Pó" (1943/7) de M. Antonioni