Uma segunda modernidade: Orson Welles

27 Novembro 2015, 10:00 Fernando Guerreiro

Orson Welles, "Citizen Kane" (1941)

1. a concepção "atraccional" de Forma: do Teatro e da Rádio para o Cinema; 2. a "voice-over" (=sobre): 2.1. caracterização (Sarah Kosloff); 2.2. a fixação de um plano de Enunciação: do narrador fundamental (Marie-Claire Ropars); o uso da câmera subjectiva: na 3ª pessoa (Prólogo, Epílogo) e na 1ª pessoa (flashbacks); 2.3. no plano do enunciado: uma multiplicidade não-resolvida de pontos de vista / os narradores secundários (encaixados) (David Bordwell); 3.o Plano-sequência com profundidade de  campo: 3.1. a teorização de A. bazin em "A Evolução da Linguagem Cinematográfica"; 3.2.  como lugar de tensões e de internalização do Tempo: da Imagem-movimento à Imagem-tempo (Deleuze),