Sumários
30 Outubro 2023, 09:30
•
Mariana Vinagre Liz
Resumo crítico do texto de leitura obrigatória desta semana, da autoria de Peter Bondanella.
Visionamento da sequência final do filme Ladrões de Bicicletas: que temas surgem e como se desenha a oposição aparente entre realismo e melodrama?
A sequência do roubo da bicicleta: análise textual detalhada. De que forma o trabalho de câmara, a mise-en-scène e o som criam sentido?
25 Outubro 2023, 12:30
•
Mariana Vinagre Liz
Revisions: the main features of Classical Hollywood Cinema.
Two audiovisual essays: what is Neorealism and what distinguishes it (1) from Hollywood cinema (2) from the work of other directors in post-war Italy?
The problematic definition of Italian Neorealist cinema according to Peter Bondanella.
Rome, Open City as a case study: brief introduction to the film and analysis of a key sequence.
Introduction to Bicycle Thieves.
25 Outubro 2023, 09:30
•
Mariana Vinagre Liz
Revisões: principais características do cinema clássico de Hollywood.
O que é e o que não é o neo-realismo italiano: construção de uma possível definição a partir de dois ensaios audiovisuais.
Contexto histórico e características estilísticas do neo-realismo italiano.
Visionamento do trailer e de uma sequência chave do filme Roma, Cidade Aberta. Análise do filme.
Apresentação do filme em destaque: Ladrões de Bicicletas.
23 Outubro 2023, 12:30
•
Mariana Vinagre Liz
The initial sequence of Casablanca: what themes immediately appear?
The stars of Casablanca: the star personae of Humphrey Bogart and Ingrid Bergman.
Key themes of the film and the way in which these are underlined by camerawork, mise-en-scène and editing.
Close textual analysis exercise focused on sound: diegetic music, dialogue and non-diegetic music.
23 Outubro 2023, 09:30
•
Mariana Vinagre Liz
A sequência inicial de Casablanca: que temas surgem de imediato?
As estrelas de Casablanca: as star personae de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.
Principais temas do filme e a forma como são sublinhados pelo trabalho de câmara, mise-en-scène e montagem.
Exercício de análise textual detalhada sobre o som: música diegética, diálogo e música não-diegética.