16. As representações sociais e da cor da pele - elementos estruturantes da história de Cabo Verde

24 Março 2020, 14:00 Maria Manuel Torrão

As representações sociais e da cor da pele - elementos estruturantes da história de Cabo Verde foi a temática escolhida para esta semana

Partindo de um excerto de uma obra do último terço do século XVIII Notícia Corográfica e Cronológica do Bispado de Cabo Verde desde e seu princípio até o estado presente, com um catálogo dos Exmos. Bispos, Governadores e Ouvidores, e os sucessos mais memoráveis e verídicos, tirados de livros e papéis antigos ... redigida por um padre anónimo em 1784 , (ed. e notas António Carreira, 1985) e de um texto de Iva Cabral  intitulado “Dos povoadores aos filhos da terra: a dinâmica da sociedade caboverdiana”, pretende-se o estudo e comentário da temática As representações sociais e da cor da pele. 

Como estímulo ao enriquecimento deste conteúdos, sugere-se ainda a pesquisa online ou em outros recursos de que os alunos disponham, de algumas expressões , que surgem no excerto da obra setecentista, como “pardos”, “principais da terra”, “tratar à lei da nobreza”, “honra”, “limpeza de sangue”, “Rua do Calhau”, “brasões de armas”, “tiro de pedra”, “degenerar”, “conformidade do clima”, etc. incorporando-os devidamente no comentário.