Sumários

12 – Guerra e género na Idade Média

21 Março 2023, 15:30 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

A guerra apresentada pelos autores medievais como atividade exclusivamente masculina. A realidade da presença das mulheres na guerra, em diversas posições: como instigadoras e financiadoras ou como pacificadoras; como acompanhantes dos maridos ou pais; como servidoras e prostitutas; como vítimas. 

 Apresentação do trabalho de Ana Beatriz Neto sobre D. Isabel de Portugal, duquesa da Borgonha) 

Bibliografia 

Susan B. Edgington and Sarah Lambert (eds.), Gendering the Crusades, Cardiff, University of Wales Press, 2001. 

Ruth Mazo Karras, From Boys to Men. Formations of Masculinity in Late Medieval Europe, Philadelphia, University of Pennsylvania Press, 2003. 

Mary Nash e Susanna Tavera (org.), Las mujeres y las guerras: el papel de las mujeres en las guerras de la Edad Antigua a la Contemporánea, Barcelona, Icaria, 2003. 

Ana Maria S. A. Rodrigues, “Infantas e rainhas: garantes de paz, pretexto para guerras”, in A guerra e a sociedade na Idade Média. VI Jornadas Luso-Espanholas de Estudos Medievais, Campo Militar de S. Jorge (CIBA) /Porto de Mós/Alcobaça/Batalha: Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, 2009, vol. II, p. 39-59. 

Ana Maria S. A. Rodrigues e Maria de Fátima Moura Ferreira, “Mulheres portuguesas em Marrocos. Imagens do quotidiano feminino nos séculos XV e XVI”. In O rosto feminino da expansão portuguesa, v. I, Lisboa, Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres, 1995, pp. 417-431.  

Jean Verdon, Les Françaises pendant la guerre de Cent ans (début du XIVe – milieu du XVe siècle), Paris, Perrin, 1991. 


11 – Identidades de género na Idade Média: masculinidades (conclusão)

16 Março 2023, 15:30 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

As masculinidades subordinadas dos estudantes universitários e dos homens dos mesteres. As feminilidades: as virgens e mulheres castas, homens honorários? As feminilidades das rainhas e mulheres da nobreza, das mulheres urbanas e das camponesas. 
Apresentação dos trabalhos "Direitos das mulheres no casamento" por Beatriz Rosa e "Ser rainha na Idade Média" por Beatriz Aires. 


10- Identidades de género na Idade Média: terceiros géneros e masculinidades

14 Março 2023, 15:30 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

(Conclusão da aula anterior: o parto. Matronas e parteiras em torno da parturiente. A progressiva medicalização do parto. Os partos bem sucedidos e as complicações: cesarianas, nados-mortos, deformidades. Festejos e rituais pós-parto)

A distinção entre sexo e género e o estudo histórico dos géneros. A possibilidade da existência de "terceiros géneros" na Idade Média: os eunucos bizantinos, o clero regular e o clero secular pós-reforma gregoriana. A "virilidade ascética" dos padres da igreja e das virgens mártires. R. Connell e a  teoria da masculinidade hegemónica e das masculinidades subordinadas.  A masculinidade dos cavaleiros: força física, coragem, honra, prodigalidade; domínio dos outros homens, das mulheres e das crianças.

Bibliografia: 

Ruth Mazzo KARRAS (2003), From Boys to Men. Formation of masculinity in medieval Europe. Philadelphia: University of Pennsylvanya Press. 

Frederick KIEFER (ed.) (2010), Masculinities and Femininities in the Middle Ages and Renaissance, TurnhoutBrepols. 

Ana Maria S. A. RODRIGUES (2012), “La Identidad de Género en la Edad Media, una cuestión polémica”, in Flocel Sabaté (ed.), Identitats (XIV Curs d’Estiu de Balaguer), Lleida, Pagés, pp. 43-57. 

___ (2006), “Um Mundo só de homens. Os capitulares bracarenses e a vivência da masculinidade na Idade Média”, in Estudos de Homenagem ao Prof. Doutor José Marques. Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, vol. 1, pp. 161-172. 


9 – O corpo, a geração e o nascimento na Idade Média

9 Março 2023, 15:30 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

As teorias dos quatro elementos e dos quatro humores na Antiguidade. A mulher vista como um homem imperfeito, na Antiguidade e na Idade Média. O papel do homem e da mulher na geração. A determinação do sexo da criança. As gravidezes múltiplas. A formação do embrião. A simbologia da gravidez. A sexualidade e o regime da mulher grávida. 

Apresentação de trabalhos sobre a Prostituição feminina por Leonor Viana e as Masculinidade medievais por Dinis Santos. 

Bibliografia: 

BULLOUGH Vern L., James A. BRUNDAGE (eds.), Handbook of Medieval Sexuality, London / New York, Garland Publ., 1996. 

GRMK, Mirko (dir.), Histoire de la pensée médicale en Occident, vol. 1. Antiquité et Moyen Age. Paris: Seuil, 1995. BULLOUGH 

LAURENT, Sylvie, Naître au Moyen Age. De la conception à la naissance : la grossesse et l’accouchement (XIIe-XVe siècle), Paris, Le Léopard d’Or, 1989. 

LOCHRIE, Karma PeggieMcCRACKEN, James A. SCHULTZ (eds.), Constructing Medieval Sexuality, Minneapolis / London, University of Minnesota Press, 1997. 

OLIVEIRA, Ana Rodrigues, A criança na sociedade medieval portuguesa, Lisboa, Teorema, 2007. 


8 - conclusão da aula anterior

7 Março 2023, 15:30 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

Homossexualidade ou sodomia? Os pecados contra natura. De uma relativa tolerância à condenação da sodomia. O caso dos Templários. A homossexualidade feminina.

Apresentação de um trabalho sobre a Sodomia na Idade Média pela aluna Mariana Silva