Caminhos da Protosínologia de 1499- 1502 a 1550
22 Outubro 2019, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
As relações directas,regulares ,contínuas entre portugueses e chineses fazem nascer informação europeia sobre a China Ming.Concorrências e parcerias entre italianos e portugueses a propósito das novidades da China..As diferentes fases na constituição de um banco de dados , a partir dos mares e litorais, acerca da China no século XVI .Os grandes pontos de viragem em Malaca e na informação de base chinesa recolhida na própria China litoral .Macau será o ponto de viragem maior ,a partir dos anos de 1580, tendo por base os dados escritos chineses acumulados e traduzidos .
A propósito de questões colocadas pelos alunos o acompanhar da produção e da circulação de textos Manuscritos e Impressos. O livro manuscrito usado é um texto aberto /acrescentado em actualização informativa : o Livro das Cousas da Índia de Duarte Barbosa.As línguas e os centros europeus de impressão acerca da China Ming até Veneza,1563.
A processual formação de um campo próprio de informação e de conhecimento sobre a China e a luta de poderes e de interesses acerca do saber fundamentado : Diogo Ribeiro e a cartografia da China.