Relações Portugal-China :passado e presente

28 Novembro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Pressupostos nas relações entre Portugal e a China : a realidade assimétrica e a oscilação de condição e de acentuação entre  as dimensões marítima e continental.As diferenças de escalas   demográfica e territorial da época da China Ming e do Portugal Renascentista ao presente século XXI. As diferenças de escala vocacionam e possibilitam a  Portugal  uma função de intermediário num quadro de relações internacionais globais com significativo peso da China.  As constantes da mais longa duração na necessidade de maior acentuação marítima de Portugal e  de maior acentuação continental da China. A China tem no entanto uma imensa dimensão marítima e litoral com marcas de desenvolvimento,cosmopolitismo,modernidades. A Relevância  , na mais longa duração,    do Lavrar o Mar para portugueses,fuquinenses,cantonenses. 

O tecer processual das relações entre portugueses  e chineses  implica a actividade nos oceanos Atlântico,Índico ,Pacífico asiático.Implica redes de globalização das comunidades ultramarinas e dos 
   produtos, dos mercados e  das línguas. A Condição Multilateral nas relações sino-portuguesas. A China como atracção na expansão portuguesa na Ásia.
A Propósito do retomar das relações     diplomáticas   oficiais e do estatuto de Macau no século XX. A constante da condição multilateral e o território chinês com incorporação portuguesa.