Acompanhamento dos trabalhos
5 Dezembro 2019, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
Diálogo com os alunos acerca dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos sobre temas e problemas de Macau . Os problemas práticos da formulação e afinação do objecto e do objectivo de investigação.O papel da crítica das fontes-dados na afinação , delimitação , precisão do objecto e do objectivo da investigação.
Exemplos práticos a propósito dos trabalhos sobre a indústria do jogo no Macau dos nossos dias . As séries de dados e o princípio da constituição de séries cronológicas homogéneas . A necessidade de em seguida cruzar as diferentes séries de dados de modo a alcançar sincronias, convergências,divergências entre as mesmas.As palavras. os textos, as imagens, os objectos não falam por si e necessitam de ser interrogados ,problematizados, cruzados para começarem a dar sinais e provas. Os limites do inquirir documental : ouvir e ter um diapasão metódico que faça soar o " som " próprio e jamais responder pelas e em vez das fontes . O tema do jogo implica recolha documental plural desde fontes oficiais a privadas, desde legais a estatísticas , desde vivenciais a promocionais , desde económicas a de comunicação social ,desde biográficas a informais,desde financeiras a imobiliárias,etc.O Jogo é um objecto,problema caleidoscópico de investigação e exige pluralidade de dados e maleabilidade de questionário .
Exemplos práticos sobre encontrar dados e respostas alargando as séries de documentos a recolher . Na prática como cruzar dados quantitativos e dados qualitativos. A recolha de dados é um processo em aberto , sempre em progressão e correcção que alimenta e afina a orientação do obectivo e do objecto da investigação .