Campos Culturais chave de Macau na mais longa duração

19 Novembro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Da Epistolografia á Marinharia ,das  Antropologias  /  Geografias aos Vocabulários e Dicionários. A conexão entre estes macro  campos de Saber e de Poder atendendo ao Ponto em Rede que é Macau , no passado e no presente.

Alguns exemplos de produções culturais chave no Macau da emergência e  da afirmação.Os manuscritos de cerca  1580 e de  cerca de 1620 e as conexões Macau-Zhaoqing e Macau-Nagasaqui . A dupla   face  asiática de Macau :China e Japão. Os impressos maiores de Macau em 1590 e 1620   e  o conhecimento do Japão em implicação com a China e a Europa.
A  produção cultural de Macau como Fronteira Plural.Línguas,bibliotecas,arquivos,colecções, como pluralidade estratégica.Latim,Chinês,Português,Japonês,Anamita Castelhano e Toscano,etc fazendo o Cultural de Macau. Uma Ordem Cultural bem mais prática que erudita ou teórica porque saber para poder e fazer.A  constante da Tradução presente em qualquer campo, objecto,objectivo.Sem tradução não existem vidas culturais e sociais no Macau do presente ou do passado.
As características dominantes do cultural de Macau:Cultural  de grupos mais do que de indivíduos  ,Cultura  multi  -cultural e multi-linguística  ,Cultura de implicação- aplicação  social objectiva, Cultura bem mais prática que teórica,nas fases de afirmação bem mais uma Cultura manuscrita que impressa.