As primeiras histórias de Macau

12 Dezembro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Leitura comentada de passagens da segunda história de Macau, An Historical sketch of the Portuguese Settlements in China,Macau,1832  de Anders  Ljungstedt. Uma  obra com um panorama de presente-passado de Macau mas centrada no principio de que os portugueses não possuem um efectivo poder sobre Macau sendo tão só residentes-vassalos da China.As polémicas em torno da soberania de Macau e o quadro das relações diplomáticas nos séculos XIX e XX. Leitura comentada da " Memória  sobre o Estabelecimento dos Portugueses em Macau ",Paris,1845 do 2 Visconde de Santarém, Manuel Francisco de  Barros e Sousa (1791-1856 ).  A controvérsia em torno do Foro-Tributo e da dependência ou  independência de Macau frente aos poderes regionais e centrais da China Ming e Qing.

Avanços e obstáculos na historiografia de Macau a partir de Historic Macao,Hong Kong,1902 de Montalto de Jesus e   a  obra de A. Silva Rego-A Presença de Portugal em Macau,Lisboa,1946.O  regresso aos dados- fontes como forma de superar anacronismos ,nacionalismos e   outros desvios ideológicos .A progressão a partir dos anos de 1990 e no século XXI.
Objectivar a História de Macau implica contextualizar ,pluralizar e atender ás regras de possibilidade no tempo e no espaço , ou seja a ordem do possível.As vias do historiar de Macau no século XXI  e os horizontes de dados-fontes em diferentes Línguas e Lugares.