Elementos de História e Historiografia de Macau-séculos XVIII e XIX
10 Dezembro 2019, 10:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
A transformação de Macau Qing a partir dos anos de 1680-1690.Macau torna-se mais um dos portos abertos controladamente ao comércio internacional.A emergência do Sistema de Cantão, de 1699 a 1842. Navios e Companhias europeias em Cantão sob a regulação flexível dos " hopos "/Superintendentes das alfândegas e do governador provincial de Guangdong .A partir de 1699 e até 1714 dois navios ano das companhias das índias orientais inglesa e francesa.Macau como lugar para iniciar os termos contratuais e para estadia fora da época da feira de Cantão.
A partir de 1730-1732 instalação dos mercadores e de companhias europeias á entrada de Cantão e a fixação pelas autoridades chinesas de crescentes direitos alfandegários. O esbater da função de Macau agora tão só serviço complementar de Cantão e das Companhias mercantis.
A necessidade de fazer um balanço deste Macau frente ao anterior período de Macau Ming como serviço portuário internacional de Cantão faz nascer a primeira História de Macau: o " Aomen Jilue "/ Breve Monografia de Macau da autoria de Yin Guangren e Zhang Rulin.Obra impressa xilográficamente por volta de 1751 e esboçada em 1745-1746.História chinesa de Macau por dois mandarins letrados e com uma predominante perspectiva administrativa e política acerca dos primeiros 200 anos de vida de uma instalação portuária de "bárbaros ocidentais " em território chinês.Leitura comentada dalgumas passagens sobre a geografia,vidas social e cultural de Macau e dos portugueses nesta perspectiva chinesa.O pagamento do Foro , o comércio marítimo e as relações internacionais asiáticas de Macau.
A segunda História de Macau,em inglês e publicada em Macau,1832 por Anders Ljungstedt .Macau no registo político internacional europeu e a questão das provas e dos direitos dos portugueses na nova ordem não sino- centrada internacional . A importância do 2 Visconde de Santarém e da " Memória sobre o Estabelecimento dos Portugueses em Macau ",Paris,1845.Leitura comentada de passagens.
Breves considerações para o Teste sobre as unidades chave de matéria apresentada.