Sumários

Em torno do começo das relações entre portugueses e chineses

6 Outubro 2021, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Do Índico. de Kerala/Malabar a partir de Calecute chegam a Portugal, em 1499,as primeiras porcelanas Ming e actualizada informação sobre a China Ming ,  marítima e litoral , que vemos inserta no Planisfério,  anónimo , dito de " Cantino " , em Lisboa / 1502 . Aí ,surge Malaca como as portas de mais directo e fácil  acesso internacional aos mercados e produtos chineses.

Breves elementos para a história de Malaca no século XV e acerca das suas relações tributárias-oficiais com a China Ming  Os primeiros contactos entre portugueses e chineses em Malaca nos anos de 1509-1512 e a figura de João Viegas. O avanço da iniciativa privada .A colina de Patane em Macau , subindo do porto interior , como sinal de força da iniciativa   privada e de asiatização. Breves informações sobre as aulas anteriores e a avaliação.

Bibliografia mencionada :
Barreto, Luís Filipe - Macau :Poder e Saber - Séculos XVI e XVII, Lisboa, Presença,2006.
Wade, Geoff e Sun Laichen ( eds. ) - Southeast Asia in the Fifteenth Century - The China Factor , Singapura, Nus Press, 2010 


O Sistema do Índico

1 Outubro 2021, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

O regime geral e regular dos ventos do Índico, as Monções, possibilita crescente e cumulativa  regularidade de rotas e  de .mercados . No verão, de maio a outubro, o predomínio da monção de sudoeste com ventos de sul para norte e do mar para terra. No inverno, de  outubro a abril, o predomínio da monção de nordeste com ventos de norte para sul e da terra para o mar. .Múltiplos regimes de ventos regionais em combinação com o regime geral marcando o possível e o favorável para  os transportes  e movimentos de gentes e de cargas.

A partir do século XIV crescentes poderes Islâmico e Chinês com os poderes Indiano e Hindu em recessão .O peso do Árabe e do Persa como Línguas Francas e um sistema comercial internacional , do Mar Vermelho aos Mares do Sul da China, em desenvolvimento e mais privado que estatal . Regras e Lugares Chave ( zonas e cidades portuárias ) do grande comércio  marítimo macro- regional     e internacional . As sete expedições marítimas estatais chinesas  de Zheng Ho , 1405-1433 : de Nanjing e Fuzhou a Meca ( China e Islão ). Primeiros elementos acerca do sistema tributário da China Ming. 

Bibliografia 
Dreyer, Edward L.  -  Zheng He: China and the Oceans in the Early Ming Dynasty 1405- 1433, N.York, Pearsons,2007 
Ptak, Roderich T. - China and the Asian Seas : Trade,Travel and Vision of the Other ( 1400- 1750 ), Londres, Variorum,1998.



Dos  introdutórios Elementos de Historiografia de Macau á Ásia Marítima

29 Setembro 2021, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Conclusão da Introdução. As obras de Anders Ljungsted, em 1836 , e do Visconde de Santarém , em 1845, acerca do passado de Macau. Comparação entre as quatro primeiras Histórias de Macau. Diferentes línguas, dados, abordagens e perspectivas concordando na função conectiva global da micro cidade portuária transnacional , na sua condição de aberta fronteira múltipla. 

Acerca da Ásia Marítima. Montanhas, ventos, mares fazendo o regime das Monções. Montanhas, planícies, planaltos possibilitando nómadas e sedentários, " Bárbaros " e Civilizados, em confronto e cooperação. A Ásia implica a  constante articulação  das faixas e zonas continental e marítima .Os Portugueses vistos, nos começos do século XVI , como nómadas oceânicos do Índico e do Pacífico .


Elementos de Historiografia de Macau

24 Setembro 2021, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

A História ,  (  o conhecimento crítico / fundamentado das actividades humanas sob a perspectiva  Temporal e Espacial ) é uma disciplina com frágil autonomia , com forte interdependência frente a poderes e interesses institucionais, políticos, económicos  . A  História de Macau, o conhecimento do regime temporal-espacial de  Macau , emerge nos séculos XVIII e XIX em estreita ligação/ interdependência com as conjunturas de interesses e    de poderes do Sistema de Cantão / 1699- 1730 e da primeira Guerra do Ópio / 1839-1842.

As primeiras Histórias de Macau, escritas em português e chinês , respectivamente  nos anos de 1744-1745 e 1745-1751 , traçam os primeiros panoramas  do Passado de Macau , desde o período Ming , século XVI, até ao Presente , reinado do Imperador Qianlong / Qing .Elementos de apresentação e de comparação entre estas duas primeiras Histórias de Macau . Marcação das datas do Teste/ Exame e da entrega dos trabalhos em 10 e 3 de Dezembro .

Bibliografia mencionada :
Maria, Frei José de  Jesus- Ásia Sínica e Japónica : Macao conseguido e perseguido , ed. C.R. Boxer, Macau, I.C.M., 1988, 2 vols .
Yin Guangren e Zhang Rulin- Aumen Jilue / Breve Monografia de Macau , ed. Jin Guo Ping e Rui Loureiro, Macau, I.C.M. , 2009. 


Apresentação da bibliografia essencial

22 Setembro 2021, 12:30 Luís Filipe Sousa Barreto

Apresentação da bibliografia essencial. As leituras comuns .Macau, o micro ponto com macro funções     globais é um universo multilinguístico com cruzamentos, tradução, paralelas , etc. Clarificação dos modos de avaliação .A possibilidade de trabalho sobre as primeiras histórias de Macau dos séculos XVIII e XIX.