PROGRAMA
1. O conceito de Idade Média e a periodização da História Medieval

2. Entre Romanos, Bárbaros e Muçulmanos (sécs. V-X)

2.1. Invasões ou migrações? Novos desenvolvimentos de um velho debate historiográfico.

2.2. As transformações na vida rural

2.3. O declínio urbano e o recuo do comércio

2.4. De escravos e homens livres a servos e senhores

3. A expansão da Cristandade ocidental (sécs. XI-XIII)

3.1. Os avanços no mundo rural

3.2. O crescimento urbano

3.3. A intensificação do comércio

3.4. A diversificação social

4. A crise e a sua superação (sécs. XIV-XV)

4.1. O novo discurso historiográfico sobre a “crise do século XIV”

4.2. A depressão agrária e a reconstrução dos campos

4.3. A resistência dos meios urbanos

4.4. A crise comercial e o nascimento do capitalismo

4.5. Revoltas populares e emergência de novas elites

AVALIAÇÃO
As aulas terão uma componente teórica, consistindo numa exposição oral feita pela docente com base num Powerpoint, e uma parte prática. Esta última será constituída pela análise e comentário de documentos da época medieval, assim como de mapas, gráficos e figuras, tanto uns como outros realizados pelos estudantes sob a orientação da docente. Os Powerpoints e os textos, documentos e outros materiais que servirão de base às análises e comentários serão disponibilizados na plataforma de e-learning. A avaliação será contínua e baseada em 3 elementos: dois testes escritos, valendo cada um 45% da nota, e a assiduidade e participação qualificada nas aulas, valendo 10%

BIBLIOGRAFIA (SUMÁRIA)

BLOCH, Marc (2009) A Sociedade Feudal. Lisboa: Edições 70.

ECO, Umberto (org.) (2010-2013) Idade Média. 3 vols. Lisboa: D. Quixote.

 FOURQUIN, Guy (2000) História Económica do Ocidente Medieval. Lisboa: Edições 70.

 GEARY, Patrick J. (2008) O Mito das Nações. A invenção do nacionalismo. Lisboa: Gradiva.

 WOLFF, Philippe (1988) Outono da Idade Média ou Primavera dos Novos Tempos? Lisboa: Edições 70.

Em cada aula será fornecida bibliografia adicional, específica a cada tema do programa.

.