PROGRAMA
1. O conceito de Idade
Média e a periodização da História Medieval
2. Entre Romanos, Bárbaros e Muçulmanos (sécs. V-X)
2.1. Invasões ou migrações? Novos desenvolvimentos de um velho debate historiográfico.
2.2. As transformações na vida rural
2.3. O declínio urbano e o recuo do comércio
2.4. De escravos e homens livres a servos e senhores
3. A expansão da Cristandade ocidental (sécs. XI-XIII)
3.1. Os avanços no mundo rural
3.2. O crescimento urbano
3.3. A intensificação do comércio
3.4. A diversificação social
4. A crise e a sua superação (sécs. XIV-XV)
4.1. O novo discurso historiográfico sobre a “crise do século XIV”
4.2. A depressão agrária e a reconstrução dos campos
4.3. A resistência dos meios urbanos
4.4. A crise comercial e o nascimento do capitalismo
4.5. Revoltas populares e emergência de novas elitesAVALIAÇÃO
As aulas terão uma componente teórica, consistindo numa exposição oral feita pela docente com base num Powerpoint, e uma parte prática. Esta última será constituída pela análise e comentário de documentos da época medieval, assim como de mapas, gráficos e figuras, tanto uns como outros realizados pelos estudantes sob a orientação da docente. Os Powerpoints e os textos, documentos e outros materiais que servirão de base às análises e comentários serão disponibilizados na plataforma de e-learning. A avaliação será contínua e baseada em 3 elementos: dois testes escritos, valendo cada um 45% da nota, e a assiduidade e participação qualificada nas aulas, valendo 10%
BLOCH, Marc (2009) A Sociedade Feudal. Lisboa: Edições 70. ECO, Umberto (org.) (2010-2013) Idade Média. 3 vols. Lisboa: D. Quixote. FOURQUIN, Guy (2000) História Económica do Ocidente Medieval. Lisboa: Edições 70. GEARY, Patrick J. (2008) O Mito das Nações. A invenção do nacionalismo. Lisboa: Gradiva. WOLFF, Philippe (1988) Outono da Idade Média ou Primavera dos Novos Tempos? Lisboa: Edições 70. Em cada aula será fornecida bibliografia adicional, específica a cada tema do programa. |