Sumários
Atenção
23 Setembro 2021, 15:30 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Dado que há apenas uma aluna inscrita nesta opção e não esteve presente em qualquer aula desde o início do ano letivo, deixarei de escrever sumários, a não ser que ela comece a comparecer. As aulas de História Medieval (Economia e Sociedade) TP1, com a qual esta UC é co-listada, decorrem normalmente e lá se encontrarão os sumários respetivos.
Aula 3 -Invasões ou migrações? Novos desenvolvimentos de um velho debate
20 Setembro 2021, 15:30 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
A perceção que os próprios romanos tiveram de uma decadência do seu Império. Os cristãos sentem-se como os herdeiros e continuadores desse Império. As opiniões dos humanistas italianos (Petrarca, Leonardo Bruno, Flavio Biondo) e dos pensadores germânicos (Erasmo, Melanchton, Hugo de Groot). As obras decisivas de Montesquieu e Gibbon para a noção de “decadência” e “queda” do Império Romano. A reação: introdução do conceito de Antiguidade Tardia por Peter Brown e o projeto The Transformation of the Roman World. A reação contra a reação: Bryan Ward-Perkins e “o fim da civilização”. Quem eram os “bárbaros”?
Discussão do texto Doc2- Edward James, “The Rise and Function of the concept ‘Late Antiquity’”, Journal of Late Antiquity, 1-1, 2008, pp. 20-30.
Bibliografia
Geary, Patrick J., O Mito das Nações. A invenção do nacionalismo, Lisboa, Gradiva, 2008 (ed. original alemã 2002)
Innes, Matthew, Introduction to Early Medieval Western Europe, 300-900. The Sword, the Plough and the Book, London & New York, Routledge, 2007.
James, Edward, “The rise and function of the concept ‘Late Antiquity’”, Journal of Late Antiquity, 1-1, 2008, pp. 20-30.
Ward-Perkins, Bryan, A queda de Roma e o fim da civilização, Lisboa, Alêtheia, 2006.
Wolfram, Herwig, The Roman Empire and Its Germanic Peoples, Berkeley, University of California Press, 1997 (ed. original alemã 1990).
O conceito de Idade Média
16 Setembro 2021, 15:30 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
O surgimento na corte de Nápoles, no Renascimento, da ideia de uma idade intermédia entre a Antiguidade e os Novos Tempos então vividos. A rotura conceptual causada pelo Iluminismo. O contributo da Revolução Francesa, e em particular da noite do 4 de agosto de 1789, para a criação da "lenda negra" do feudalismo. A reabilitação da Idade Média durante o romantismo e no despontar dos nacionalismos europeus. O impulso dado aos estudos sobre a Idade Média pela emergência da História-Ciência no séc. XIX. Os estudos medievais ao longo do séc. XX. Que Idade Média estudar no séc. XXI?
As diferentes datas propostas pelos historiadores para o início e o fim da Idade Média. A periodização seguida nesta Unidade Curricular: Antiguidade Tardia (sécs. III-VII), Alta Idade Média (sécs. VIII-X), Idade Média Central (sécs. XI-XIII), Baixa Idade Média (sécs. XIV-XV).
Bibliografia:
Alain Boureau, Le droit de cuissage. La fabrication d’un mythe. XIIIe-XXe siècle, Paris, Albin Michel, 1995.
Edward Gibbon, Declínio e queda do Império Romano, Lisboa, Cultural, 1995.
Patrick J. Geary, O Mito das nações: a invenção do nacionalismo, Lisboa, Gradiva, 2008.
Alain Guerreau, L’Avenir d’un passé incertain. Quelle histoire du Moyen Age au XXIe siècle? Paris, Seuil, 2001.
Jacques Heers, A Idade Média, uma impostura, Porto, Asa, 1994.
Jacques Le Goff, “Pour un long Moyen Age”, in L’imaginaire médiéval, Paris, Gallimard, 1985.
Henri Pirenne, Maomé e Carlos Magno, Lisboa, D. Quixote, 1970.
Apresentação
13 Setembro 2021, 15:30 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Apresentação do programa, da bibliografia e do modo de avaliação da Unidade Curricular. O programa, incluindo a bibliografia, está disponível e na plataforma de e-learning. A avaliação consistirá em dois testes com consulta a realizar nos dias 21 de outubro e 9 de dezembro, valendo cada um 45% da nota. Os restantes 10% serão atribuídos à assiduidade e à participação qualificada nas aulas. O horário de atendimento presencial é às 2ªs feiras, das 17h00 às 18h00, na sala IV (Instituto de História Medieval); se um atendimento online for preferido, efetuar marcação através do email anarodrigues2@campus.ul.pt. Há um sítio na plataforma de e-learning dedicado a esta UC: “História Medieval (Economia e Sociedade) [21/22] TP1, onde serão depositados os PPT apresentados na aula, assim como os textos, mapas e figuras a comentar nas aulas e todos os demais documentos considerados pertinentes.
Demonstração de um comentário de texto (Doc1-A crise do séc. III) feita pela docente.