Sumários
Origens, estrutura e evolução dos senhorios
6 Novembro 2017, 10:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Definição de conceitos: senhorio, feudalismo. A discussão em torno da existência de um regime “feudal” ou “senhorial” em Portugal. Características dos senhorios. Formas de constituição de senhorios: usurpação pelos poderosos, entrada em dependência dos mais humildes ou concessão régia; sua evolução ao longo dos tempos. A geografia senhorial.
Análise e comentário do texto "Inquirições de D. Dinis" (Doc8)
Bibliografia:
Durand, Robert, Les campagnes portugaises entre Douro et Tage aux XIIe et XIIIe siècles, Paris, Centre Culturel Portugais, 1982.
Hespanha, António Manuel, História das instituições. Épocas medieval e moderna, Coimbra, Almedina, 1982.
Mattoso, José, Identificação de um país. Ensaio sobre as origens de Portugal 1096-1325, vol. I – Oposição, Lisboa, Estampa, 1985.
Sampaio, Alberto, As Vilas do Norte de Portugal, vol. I dos Estudos Históricos e Económicos, 2ª ed., Lisboa, Veja, 1979.
Soares, Torquato de Sousa, “Feudalismo em Portugal”, in Dicionário de História de Portugal, vol. III, pp. 572-574.O final do reinado de D. Afonso Henriques.
3 Novembro 2017, 14:00 • Julieta Maria Aires de Almeida Araújo
O inicio do reinado de D. Sancho I.
Equiparação a bolseiro. O docente foi apresentar uma comunicação ao Colóquio «Grandes Batalhas da História Militar Ibérica» à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
3 Novembro 2017, 10:00 • José Manuel Henriques Varandas
Os povoadores do território
2 Novembro 2017, 10:00 • Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues
Estudo dos diferentes componentes da população do reino. Os moçárabes: a importância da sua emigração em direção ao Norte cristão; principais comunidades; características religiosas e culturais. Os estrangeiros: cruzados e migrantes; as concessões de D. Afonso Henriques e D. Sancho I a francos e holandeses; os genoveses no tempo de D. Dinis; o caso dos clérigos. Os mouros e judeus: a proteção do rei em troca de tributos; a sua condição jurídica, económica e social; a distribuição espacial das comunas islâmicas e judaicas.
Análise e comentário do texto “Foral dos mouros forros” (doc6).
Bibliografia:
Barbosa, Pedro Gomes, “Alguns grupos marginais nos documentos de Santa Maria de Alcobaça (sécs. XII e XIII), in Documentos, lugares e homens: estudos de história medieval, Lisboa, Cosmos, 1991, pp. 105-131.
Barros, Mª Filomena, “As comunas muçulmanas em Portugal (subsídios para o seu estudo)”, Revista da Faculdade de Letras. História, IIª série, VII, 1990, pp. 85-100.
Mattoso, José, “Os moçárabes”, in Fragmentos de uma composição medieval, Lisboa, Estampa, 1987, pp.19-34.
Sousa, Bernardo Vasconcelos e, “Elementos exógenos do povoamento em Portugal durante a Idade Média”, Luís de Albuquerque (dir.), Portugal no Mundo, Lisboa, Alfa, 1989, pp. 38-52.
Tavares, Mª José Ferro, Os judeus em Portugal no século XIV, Lisboa, Guimarães Editores, 1979.aula prática
31 Outubro 2017, 14:00 • Julieta Maria Aires de Almeida Araújo
Análise de excertos sobre o reinado de D. Sancho I.