Sumários
A partilha de África
3 Dezembro 2015, 10:00 • Ana Paula Ribeiro Tavares
A Conferência de Bruxelas e a formação do Estado Livre do Congo. A Conferência de Berlim e as regiões africanas. Dimensão real da partilha.
A criação do “Império africano”. O Quadro Jurídico. A Conferência de Berlim e a importância da partilha para as sociedades africanas. A noção de fronteira. As rotas do comércio. A noção de fronteira: conflitos e tratados. O início da ocupação militar e a ideia de "Pax Africana". As políticas coloniais de Portugal para a Guiné/Angola e Moçambique
A "ocupação" pelo conhecimento
1 Dezembro 2015, 10:00 • Ana Paula Ribeiro Tavares
Vários, Angola on the Move, (on line); Beatrix Heintze,Pioneiros Africanos, Lisboa, Caminho,2002
Abolição da Escravatura
26 Novembro 2015, 10:00 • Ana Paula Ribeiro Tavares
Transformações nas relações entre europeus e africanos após a abolição do tráfico de escravos. Mitos e representações. Textos escritos e tradição oral, uma nova abordagem.
Abolição do Tráfico em Angola na primeira metade do século XIX: dinâmicas regionais do tráfico: Luanda, Benguela, Cabinda e Ambriz. Elites locais e tráfico de escravos. Influências e Mudanças. A Imprensa.
Roquinaldo da Silva Ferreira “ A supressão do Tráfico de Escravos em Angola" (ca 1830-1860) in História (pdf disponível on line)
Abolição da Escravatura
24 Novembro 2015, 10:00 • Ana Paula Ribeiro Tavares
Cabo Verde, abolição da Escravatura; abolição do regime de morgadio, fomes, secas, epidemias e emigração. Estudo do fenómeno. Importância da agricultura e dos “pequenos produtores. A situação geoestratégica e a sua importância na nova economia mundial. Educação; Imprensa e diáspora. A importância da Igreja.
João Lopes Filho, Cabo Verde e a abolição da Escravatura, Praia, Spleen Editores, 2013
Pedro Aires de Oliveira, “ O Ciclo Africano” in João Paulo de Oliveira e Costa (coordenador) História da Expansão e do Império Português, Lisboa, Esfera dos livros, 2014, pp.341-346.
Abolição da Escravatura
19 Novembro 2015, 10:00 • Ana Paula Ribeiro Tavares
Tratados e aumento do tráfico. Novas rotas comercias e de exportação dentro e fora do continente africano. Relações dos povos da Guiné com outras formações sociais africanas: alianças, tributos e conflito. Conhecimento versus desconhecimento. Penetração "colonial". Valentim Alexandre/ Jill Dias, O Império africano (1825-1890),pp.213-267.