Sumários
O primitivo teatro português de Luiz Francisco Rebello
9 Outubro 2020, 12:30 • Maria João Monteiro Brilhante
Discussão a partir do texto de LFRebello: um teatro antes do teatro; formas parateatrais e uma ideia global e pluridisciplinar do teatro. A dimensão logocêntrica do teatro ocidental de matriz aristotélica e o teatro como literatura. Importância das fontes medievais associadas à Igreja e à festa aulica para restaurar as acções parateatrais anteriores a Gil Vicente. O mito de Gil Vicente como fundador do teatro português: razões.
O primitivo teatro português de Luiz Fancisco Rebello
9 Outubro 2020, 08:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Discussão a partir do texto de LFRebello: um teatro antes do teatro; formas parateatrais e uma ideia global e pluridisciplinar do teatro. A dimensão logocêntrica do teatro ocidental de matriz aristotélica e o teatro como literatura. Importância das fontes medievais associadas à Igreja e à festa aulica para restaurar as acções parateatrais anteriores a Gil Vicente. O mito de Gil Vicente como fundador do teatro português: razões.
Conhecer as fontes
8 Outubro 2020, 08:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Pesquisa on line de catálogos das principais bibliotecas especializadas em Portugal onde se encontra documentação e bibliografia para o estudo: Biblioteca da FLUL, do TNDM II, do Museu Nacinal do Teatro e da Dança, da Biblioteca Nacional de Portugal, da Hemeroteca Digital.As bases do Centro de Estudo de Teatro: OPSIS, HTPonline, TAP XVII, Teatro proibído e censurado dos séculos XVIII e XIX etc.
História e Historiografia
2 Outubro 2020, 12:30 • Maria João Monteiro Brilhante
Questões acerca do fazer da história: o lugar do historiador, a história como narrativa, o regresso aos arquivos, as fontes primárias e secundárias.A historiografia do teatro: especificidades, dificuldades e métodos. A questão da efemeridade do teatro
Sobre História e historiografia
2 Outubro 2020, 08:00 • Maria João Monteiro Brilhante
Questões acerca do fazer da história: o lugar do historiador, a história como narrativa, o regresso aos arquivos, as fontes primárias e secundárias.