Unidade Curricular | Course Unit
Língua Italiana – A1 https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/lettorato-di-italiano-flul-ul/home
|
Código da Unidade Curricular | Course ID
ITA1.86000 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
1º ciclo (Licenciatura) |
Semestre | Semester
1º e 2º semestre |
Docente(s) | Instructor(s)
Debora Ricci |
Língua de ensino | Language of instruction
Italiano |
Programa | Course description
Tendo em conta os descritores do Quadro Comum Europeu de Referencia para as Línguas, este nível, baseia-se em princípios metodológicos graças aos quais o estudante poderá ser capaz de comunicar oralmente e por escrito com facilidade e segurança em situações reais. Respeitando o modelo europeu de competência linguístico-comunicativa, a aprendizagem basear-se-á na articulação das 3 sub- competências: competência linguística; competência sociolinguística e competência pragmática. Consequentemente uma particular importância será dada ao desenvolvimento das capacidades comunicativas estimuladas através de actividades como jogos de role-play; estudo de material autêntico; canções; vídeos. Ao mesmo tempo será feita uma constante reflexão gramatical com momentos de reforço e sistematização dos conceitos apreendidos. Grande relevo será dado também à discussão sobre a cultura italiana. Os estudantes serão capazes de chegar aos objectivos prefixados participando em trabalhos de grupo, desenvolvendo trabalhos individuais, fazendo pesquisas sobre aspectos socioculturais, assistindo a sessões de cinema. Este curso, de nível elementar, destinado a principiantes e falsos principiantes, através do desenvolvimento harmonioso das quatro habilidades de base, tem como objectivo a compreensão de textos escritos simples e produção de enunciados muito simples, motivados a partir de materiais de baixo grau de dificuldade linguística e temática, centrando-se o trabalho na fonética, no reconhecimento de padrões prosódicos associados a diferentes tipos de frases e no vocabulário básico, promovendo-se a comparação com o português. O estudante desenvolve também a capacidade de: compreensão de textos quando falados lentamente e sobre argumentos do quotidiano; de fazer perguntas e dar respostas elementares; de escrever textos simples e de uso frequente.
Conteúdos. Morfosintaxe: presente do indicativo de verbos regulares, irregulares e reflexos; género e número de substantivos e adjectivos regulares e irregulares; artigos definidos e indefinidos; adjectivos e pronomes demonstrativos e possessivos; números; preposições simples e com artigos, pronomes diretos e pronome CI; advérbios. Léxico: ambientes lexicais do quotidiano. Fonética e fonologia: os sons do italiano; a pronúncia correcta; o acento; relação entre fonética e ortografia.
|
Avaliação| Grading and Assessment
A avaliação é contínua e visa os seguintes aspectos:
- 1 Teste de competência gramatical, metalinguística e lexical (40%); - 1 Teste de competência gramatical e uma breve redacção escrita sobre temas estudados ao longo do semestre (50%); - Participação, trabalhos de casa, disciplina, assiduidade e eventual apresentação de trabalhos (escritos e/ou orais) (1/2 pontos a menos ou a mais na nota final). |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
- Bacci, Patrizia (4ª ed. 2014) Un Tuffo nell’azzurro 1. Rimini: Panozzo Editore (Manuale/Quaderno degli Esercizi). (Unità 0-6); - Ricci, Mina (2016), Via della Grammatica, Roma: Edizioni Edilingua; - Dicionário facultativo: Lo Zingarelli Minore. Bologna: Ed. Zanichelli; -Outro material: sites de língua e cultura, exercícios interativos on-line, filmes, documentários, vídeos. |