Sumários

Conclusão da análise de representações da glíptica / A guerra nos baixos-relevos neo-assírios

18 Dezembro 2025, 11:00 Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa

Conclusão da análise de representações da glíptica 


A guerra nos baixos-relevos neo-assírios:
  • Aspectos gerais sobre a decoração do palácio;
  • A narrativa textual e a narrativa visual;
  • Representações de cercos, de batalhas e de deportções;
  • Exemplos dos reinados de Tiglat-Pileser III, Senaquerib e Assurbanípal.


As representações divinas na glíptica

16 Dezembro 2025, 11:00 Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa

As representações do "ciclo divino" nos selos cilíndricos:

  • O nascimento de uma divindade;
  • O trabalho divino;
  • A guerra entre deuses;
  • Paralelos com as composições mítico-poéticas.

As representações de episódios literários:

  • O registo iconográfico da chegada de Inanna/Ishtar ao infra-mundo;
  • O registo do aprisionamento de Dumuzi;
  • A representação do duelo entre Ninurta e Anzû;
  • O preenchimento do campo com símbolos divinos e a importância da tríade astral: o disco solar alado; a estrela e o crescente.


Aula sem efeito. Greve Geral.

11 Dezembro 2025, 11:00 Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa

Aula sem efeito. Greve Geral.


Conclusão da análise do Vaso de Uruk

9 Dezembro 2025, 11:00 Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa

Conclusão da análise do Vaso de Uruk:

  • A natureza domesticada;
  • Os vários registos e o diálogo entre diferentes planos;
  • As mensagens polissémicas;
  • A dinâmica assente na repetição.
Características gerais da arte mesopotâmica:
  • Arte funcional e padronizada;
  • Importância do contexto;
  • Diferenças cronológicas e regionais.


Início da análise do Vaso de Uruk

4 Dezembro 2025, 11:00 Maria de Fátima Castanheira da Silva Rosa

Análise da estela de Ninhursag, de Mari.

Início da análise do Vaso de Uruk:

  • A linguagem simbólica;
  • Uma imagem de ordem;
  • As características da peça;
  • O alabastro e o florescimento económico;
  • A natureza domesticada;
  • Os vários registos e o diálogo entre diferentes planos.