Sumários

prova escrita

19 Dezembro 2024, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

slide teste


Porcelana_Ásia Oriental

17 Dezembro 2024, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Alguma colecções (Portugal)

Cerâmica-Porcelana
Fornos

  • Desroches Jean-Paul et al. Azul E Branco Da China : Porcelana Ao Tempo Dos Descobrimentos : Colecção Amaral Cabral. 1. ed. Instituto Português De Museus 1997.
  • Hsieh Ming-Liang. Zhongguo taocishi lunwen suoying (中國陶瓷史論文索引). Taipei: Shitou chubanshe, 1998.
  • Kerr, Rose, and Nigel Wood. Science and Civilisation in China. Vol. 5, Chemistry and Chemical Technology. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2004.
  • Medley, Margret. “Analytical Index to the Transactions.” Transaction of Oriental Ceramic Society 54 (1990): 69–88.


Revisão matéria_test

12 Dezembro 2024, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Revisão matéria:


TEST 19/12/2024
6 SLIDES + UMA QUESTÃO DESENVOLVIMENTO


Arte Sagrada_Budismo III

10 Dezembro 2024, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

  • Iconografia e Simbolismo
  • lakṣaṇa

Behrendt, Kurt A. and Metropolitan Museum of Art (New York N.Y.). 2019. How to Read Buddhist Art. New York New York: Metropolitan Museum of Art.
Gombrich Richard F. 2013. What the Buddha Thought Corrected ed. Sheffield UK: Equinox Pub.
Louis-Frédéric Louis-Frédéric and Nissim Marshall. 1995. Buddhism. Paris: Flammarion.


Fausto Sampaio (1893-1956), o pintor passionné pelo Oriente [Sophie Abreu da Cunha]

5 Dezembro 2024, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Fausto Sampaio (1893-1956), o pintor passionné pelo Oriente: um percurso histórico-artístico do mais ilustre intérprete do Portugal para Além do Mar.

(Sophie Abreu da Cunha)

Longe da epopeia romantizada e idealizada de E. Delacroix, Fausto Sampaio, procurou representar nas suas obras para além do território continental português, a possibilidade de exprimir-se livremente através de uma linguagem artística cujo sabor reflete o seu culto à arte portuguesa (naturalismo) e francesa (impressionismo e orientalismo). Mas nesta tentativa de materializar os encantos e as cores destas terras distantes, resultou no tempo do Estado Novo num pretexto para alimentar um discurso nacionalista mitificando a robustez e a solidez do antigo Império português. Deste modo, uma pergunta coloca-se: devemos separar o Homem do Artista?

Bibliografia: 
  • Biblioteca da Fundação Calouste Gulbenkian, Fausto Sampaio: Pintor do Ultramar Português (1942), Cota: BB 19682
  • CASTRO, Maria João, Pintura colonial contemporânea: da solidão da metrópole a um horizonte de possibilidades. Lisboa: Art Travel, 2021 (edição digital)