Sumários
O Bronze na Ásia (Asia do Sul)
1 Outubro 2024, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia II
26 Setembro 2024, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
- Alguns exemplos na Ásia: o projecto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em Ulsan.
- Migrações e arte rupestre: Cultura Mal'ta-Buret. Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng
- Cultos xamánicos - Mongólia
- Petróglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Ásia Oriental e Sueste Asiático.
- A passagem da gravura rupestre para um sistema de escrita: as tábuas sumérias - Uruk; o caso das práticas divinatórias na China (peitilhos/plastrão de tartaruga e omoplatas bovinos) - do pictograma à escrita chinesa.
PETROGLIFOS E PRÁTICAS DIVINATÓRIAS I
24 Setembro 2024, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Graffiti - arte?
Datação - Taxonomia e Classificação
- Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
- Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.
Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151
Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86
Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127
Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.
ARTE 01 - ARTE ASIÁTICA?
19 Setembro 2024, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
- Crowther, Paul (2007) Defining art, creating the canon: artistic value in an era of doubt, Oxford: Clarendon Press.
- Crowther, Paul (2003) "Cultural Exclusion, Normativity, and the Definition of Art“, Journal of Aesthetics and Art Criticism, 61/2, pp. 121-131.
- Chilvers, Ian. 2015. The Oxford dictionary of art and artists. Oxford: Oxford University Press. http://dx.doi.org/10.1093/acref/9780191782763.001.0001.
- Gombrich, E. H. (1995), The story of art. London: Phaidon Press, Ltd.
- Hofstede, Geert, Gert Jan Hofstede, and Michael Minkov. 2017. Cultures and organizations software of the mind : intercultural cooperation and its importance for survival. Johanneshov: MTM.
- Lavin, Irving. 1996. "The art of art history: a professional allegory". Leonardo / Leonardo, the International Society for the Arts, Sciences and Technology. 29-34.
- Preziosi, Donald (1998) The art of art history: a critical anthology. Oxford: Oxford University Press.
APRESENTAÇÃO
17 Setembro 2024, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Sistema de Avaliação
O sistema de avaliação contínua obriga o professor a juntar vários elementos de avaliação: um slide test (50%), um ensaio escrito (entrada de catálogo 40%) e na participação (10%).
1 SLIDE-Test:
19 DEZEMBRO 2024
2 Trabalho escrito:Os trabalhos entregues fora do prazo NÃO SERÃO ACEITES.
Entrada de catálogo escolher uma obra do catálogo:
Guy, John, and Pierre Baptiste. 2014. Lost kingdoms: Hindu-Buddhist sculpture of early Southeast Asia. New York, N.Y.: The Metropolitan Museum of Art.
ou
Capelo, Francisco. 2021. Traveller’s Eye : Selected Works from the Francisco Capelo Asia Collection. London, UK: Scala Arts & Heritage. (Casa Ásia - também versão em português)
O texto deverá ter um máximo de 2000 palavras, incluindo título, bibliografia e notas de rodapé (ver regras de execução do trabalho em anexo).
A entrega dos trabalhos: até 10 JANEIRO 2025 em suporte digital POR CORREIO ELECTRÓNICO: elisabettacolla@edu.ulisboa.pt e assinalar no e-mail Assunto: Arte Asiática 2024.
3 Assiduidade e participação