Sumários
Conclusão da discussão das respostas dos alunos. A desconstrução das imagens etnocêntricas de África. A elaboração do comentário de texto.
26 Setembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Conclusão da discussão das respostas dos alunos em confronto com as ideias do texto de Ofori-Amoah, “This is Africa!”. A desconstrução das imagens simplificadoras e deformantes do continente africano correntes nas sociedades ocidentais. Etnocentrismo e pensamento dicotómico e classificatório baseado numa hierarquia exógena versus abordagem relativista com atenção às percepções próprias das sociedades estudadas.
Apresentação do Curso de Estudos Africanos. Comentário e discussão em turma das respostas dos alunos redigidas na aula anterior.
24 Setembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Apresentação do Curso de Estudos Africanos da Universidade de Lisboa (consórcio entre a FLUL, IGOT e ISEG), com ênfase na explicação do sentido da oferta curricular do curso, na estrutura do curso dividida em unidades curriculares obrigatórias, opcionais e livres e a eventual escolha de um percurso com minor; o estágio curricular e o seminário de investigação.
Boas-vindas da Directora do Curso e da estudante mentora. Questionário escrito aos estudantes para discussão posterior. Apresentação da nova licenciatura em Estudos Africanos.
19 Setembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Boas-vindas da Directora do Curso, Professora Cláudia Castelo, e da estudante mentora.
2. Resposta anónima pelos alunos, por escrito, a três questões: 1) Por que motivo(s) colocou o curso de Estudos Africanos entre as suas opções? 2) O que é, para si, a África? O que sabe sobre África? 2) O que sabe sobre a História de África/o passado de África? As respostas às questões 2) e 3), previamente lidas pelo docente, serão a base de uma discussão na próxima aula.
Apresentação. Objectivos da unidade curricular e métodos de trabalho e de avaliação.
17 Setembro 2025, 15:30 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Apresentação dos objectivos da unidade curricular.
2. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação na disciplina. A metodologia de ensino privilegia a discussão de textos previamente colocados na plataforma moodle (E-learning) e pressupõe uma grande participação dos estudantes na análise dos autores em discussão.
3. A avaliação baseia-se em duas componentes e respectivas ponderações:
a) a realização de dois testes escritos presenciais (75% da nota final)
Datas da realização dos testes: 7 de Novembro e 9 de Janeiro;
b) a participação nas aulas incluindo: uma apresentação oral individual ou em grupo e respectiva síntese escrita de cerca de 1300 palavras, cerca de três páginas (entregues na aula posterior à discussão ou na semana posterior); participação na discussão dos textos e das matérias; a assiduidade às aulas é indispensável e, quando inferior a 75%, entra negativamente na ponderação da nota da participação (excepto para os trabalhadores-estudantes e outros alunos com estatutos especiais); é valorizada a presença dos alunos em eventos científicos organizados em articulação com a unidade curricular noutro horário — cada participação presencial acrescentará meio valor à nota da participação (25%).