Sumários

Visita à Biblioteca da FLUL

17 Outubro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Visita à Biblioteca da FLUL guiada pela Dr.ª Isabel Rebolho: familiarização com os espaços da biblioteca; localização dos livros das várias áreas disciplinares; identificação das cotas e procedimentos de consulta e empréstimo domiciliário; possibilidade de usar o digitalizador disponível na biblioteca; possibilidade de requisição de gabinetes de estudo para trabalhos de grupo; a pesquisa no catálogo da biblioteca.

Ver apresentação em PowerPoint na página de E-Learning da unidade curricular.


Formas de compensar/ultrapassar os condicionamentos epistemológicos ocidentais (cont.).

15 Outubro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

Formas de compensar/ultrapassar os condicionamentos epistemológicos ocidentais (cont.). Quando o historiador se procura distanciar da representação eurocêntrica. Estudo de um caso por Donald Wright, “What do you mean there were no tribes in Africa?”. Ver síntese no próximo sumário.



Da representação à reconstituição histórica. A tentativa de superar os condicionamentos epistemológicos ocidentais.

10 Outubro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Comentário a Mudimbe (conclusão):

 Formações discursivas e alteridade — a marginalização dos mundos não-ocidentais, inclusive da África, pelo Ocidente pela "invenção da África", um discurso assente na classificação das sociedades africanas  como inferiores e incapazes. O colonialismo cumpre (pelas dominação) os discursos ocidentais sobre as variedades humanas (não-ocidentais).

As escolas da antropologia construíram os seus modelos e técnicas de descrição (das sociedades não-ocidentais) a partir da experiência e episteme ocidental. Dois tipos de origem do etnocentrismo, a filiação epistemológica ou a ligação ideológica.


2. Os Estudos Africanos como metodologia das ciências sociais: o argumento de Elísio Macamo. A África não é um objecto em si próprio, mas sim o resultado de uma construção. O paradoxo das ciências sociais: a representação de uma África que, sendo verdadeira segundo os parâmetros das ciências sociais, não corresponde à realidade percepcionada pelos Africanos; os Estudos Africanos dedicam-se a desconstruir estas visões desajustadas e esse é o método para construir um novo conhecimento, o caminho para criar novas formas de pensar sobre África. A vitimização em torno do discurso sobre o domínio das representações europeias, só por si, não leva a nenhum lado: a ideologia não pode substituir a metodologia, o pensar sobre novas formas de conhecer.



Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento sobre o continente africano: o contributo de V. Y. Mudimbe

8 Outubro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

— Breve explicação do programa.

 

— Os condicionamentos epistemológicos da produção do conhecimento sobre o continente africano. A “invenção da África" na perspectiva de Mudimbe. Comentário ao capítulo I da obra de V. Y. Mudimbe, A Invenção da África — O peso da ordem epistemológica ocidental da qual dependem as categorias e sistemas conceptuais, quer nos intérpretes ocidentais, quer nos analistas africanos. O questionamento das imagens ocidentais da África: uma África inventada a partir do eurocentrismo. Estrutura colonizadora e sistema dicotómico de avaliação da alteridade.


A leitura de um texto e a elaboração de uma apresentação oral. A desconstrução das imagens ocidentais do continente africano.

3 Outubro 2025, 15:30 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. A desconstrução das imagens simplificadoras e deformantes do continente africano correntes nas sociedades ocidentais por Ofori-Amoah. Selecção das ideias principais do texto como treino de leitura (conclusão). Ver na página de E-Learning: OFORI-AMOAH, This is Africa - SUBLINHADO 

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2. A elaboração de uma apresentação oral com apoio de Power Point. Exemplificação. Ver na página de E-Learning: Exemplo de uma apresentação em Powerpoint 

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