Sumários

Problemáticas sobre a salvaguarda patrimonial contemporânea

26 Março 2019, 10:00 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

Movimentos de réplica à instituição dos princípios críticos (Marconi e Bardeschi); o património edificado como um património específico com abordagens diferenciadas (Baldini, Carbonara, Navarro); a necessidade de dar uso ao património edificado como forma de preservação e o debate sobre compatibilidade de funções; a transculturalidade e a salvaguarda dos patrimónios gerados no encontro de diferentes culturas com pontos de vista patrimoniais distintos.


Visita de estudo ao Castelo de São Jorge

21 Março 2019, 10:00 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

A aula ocorreu no dia 22 de Março de 2019 da parte da manhã, e consistiu na visita ao Castelo de São Jorge, em Lisboa. O intuito da visita de estudo foi conhecer o castelo e a área englobada dentro do recinto fortificado, e conhecer as várias intervenções patrimoniais realizadas ao longo dos tempos: desde as grandes intervenções de reintegração realizadas por ocasião do Duplo Centenário (1940) até às realizadas já no nosso século (museu do castelo, câmara obscura, centro de interpretação da muralha e área arqueológica).


Da criação de imagéticas culturais à recriação do património

19 Março 2019, 10:00 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

O advento do Movimento Romântico e dos nacionalismos e o seu impacto no património; a idealização do Passado e o seu reflexo nas intervenções patrimoniais; a criação de imagéticas culturais e o seu impacto sobre o património edificado (o castelo português como caso paradigmático).


Das filosofias filológicas patrimoniais aos processos de intervenção crítica

14 Março 2019, 10:00 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

A tentativa de conciliação entre restauro e conservação seguinte preceitos filológicos (Boito, Beltrami e Giovannoni);  génese do processo crítico de intervenção patrimonial (Riegl e Dvořák); desenvolvimento e estabelecimento de um modelo de actuação crítico para as intervenções patrimoniais (Gazzola, Bonelli, Brandi).


Da génese das preocupações patrimoniais ao estabelecimento das primeiras teorias de salvaguarda patrimoniais

12 Março 2019, 10:00 Joaquim Manuel Rodrigues dos Santos

O que é “património”, “monumento” e “restauro”? A génese do conceito de monumento e património nas culturas da Antiguidade Pré-Clássica e Clássica. As primeiras preocupações patrimoniais na Idade do Humanismo e a sua evolução até ao advento do racionalismo e dos colecionadores. Primeiras intervenções restaurativas arqueológicas da época contemporânea em monumentos de Roma e Atenas (Stein, Valadier e Klenze); o restauro estilístico (Viollet-le-Duc e Scott) e o movimento de reacção anti-restauro (Ruskin, Morris e a SPAB).