Sumários

Conceitos e definições fundamentais.Tratadística e materiais

14 Fevereiro 2019, 10:00 Vanessa Henriques Antunes

Conceitos e definições fundamentais. Os materiais do património: orgânicos e inorgânicos; degradação/alteração; fatores de alteração (intrínsecos e extrínsecos); repinte; patina; envelhecimento (natural e artificial). Tratadística e materiais.


Algumas importantes normativas internacionais e nacionais para o Património.Lei Quadro dos Museus Portugueses.

12 Fevereiro 2019, 10:00 Vanessa Henriques Antunes

Algumas importantes normativas internacionais e nacionais para o Património. Preocupação com a sua contextualização histórica e conjuntural, bem como com os seus efeitos sobre o património. O Património Artístico nas orientações internacionais: alguns conceitos fundamentais em evolução. Definição de Património Cultural e tipos de Património Cultural (Monumentos, Conjuntos e Sítios) de acordo com a Convenção Geral para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural” (1972) da Organização para a Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas (UNESCO). A valorização do Património Cultural por parte das comunidades locais (Princípios para a Conservação e restauro do Património Construído - Carta de Cracóvia 2000).Conservação Preventiva, Conservação Curativa e Restauro - Terminologia para definir a conservação do património cultural tangível segundo a Conferência do ICOM-CC (Nova Deli, Setembro 2008).Lei n.º 107/2001, de 08 de Setembro. LEI DE BASES DO PATRIMÓNIO CULTURAL PORTUGUÊS. Património Móvel, Imóvel e Imobilizado por destino. Lei n.o 47/2004 de 19 de Agosto “Aprova a Lei Quadro dos Museus Portugueses”. 


De Phillipot a Brandi. Critérios de intervenção em pintura.do ICR ao LJF. 

7 Fevereiro 2019, 10:00 Vanessa Henriques Antunes

 De Phillipot a Brandi. Critérios de intervenção em pintura.Do ICR ao LJF. Noções básicas de conservação preventiva e de conservação curativa. 


História dos métodos laboratoriais em Portugal. 

5 Fevereiro 2019, 10:00 Vanessa Henriques Antunes

História dos métodos laboratoriais em Portugal. Da origem dos métodos até ao Instituto José de Figueiredo. Luciano Freire e a consciencialização de conservação e restauro patrimonial através do tratamento de pintura. O legado de Freire para a estruturação de uma nova profissão. A Polémica do tratamento dos painéis de S. Vicente. A evolução da ciência no apoio ao restauro. O papel de José de Figueiredo, João Couto, Manuel Valadares e Manuel de Macedo no apoio à concretização do restauro de pintura e à criação de um instituto independente para o efeito. 


Introdução à disciplina de ICP.A importância de uma nova consciência patrimonial. A génese de uma disciplina.

31 Janeiro 2019, 10:00 Vanessa Henriques Antunes

Introdução à disciplina de ICP.A importância de uma nova consciência patrimonial. A génese de uma disciplina. O reconhecimento do valor dos testemunhos históricos como marcas de identidade nacional. A necessidade de melhor conhecer os bens patrimoniais para melhor os salvaguardar. Os primeiros estudos científicos de obras de arte e o papel da Química. O registo fotográfico. Os primeiros laboratórios de museus.