Sumários
Métodos de exame aplicados ao estudo e à conservação de obras de arte
8 Maio 2025, 14:00 • Clara Moura Soares
- Os raios-X: funcionamento, potencialidades e limitações. Observação e análise de exemplos.
Caso de estudo: as obras Marinha e Varina de João Vaz.
Exames globais
6 Maio 2025, 14:00 • Clara Moura Soares
- Fluorescência dos raios UV;
- Radiação UV refletida;- Fotografia à radiação ultravioleta;
- Fotografia de infravermelhos;
Refletografia dos raios infravermelhos.
Visualização de alguns casos de estudo.
Métodos de exame aplicados ao estudo e à conservação de obras de arte - exames globais ou de área
29 Abril 2025, 14:00 • Clara Moura Soares
A importância da observação à "vista desarmada".
A instrumentalização do olhar: instrumentos ópticos.
Radiação
visível:
- fotografia com luz normal;
- fotografia técnica:
luz oblíqua, rasante ou tangencial;
luz transmitida ou atravessante;
luz monocromática de sódio;
macrofotografia;
microfotografia.
Visualização de casos de estudo.
A importância da interdisciplinaridade nos estudos de história da arte - 3 casos de estudo
24 Abril 2025, 14:00 • Clara Moura Soares
1 - O estudo dos aglutinantes na obra de Rembrandt;
2 - Imagens sobrepostas nos Painéis de Tavira;
3 - Kouros do Getty Institute.
Esta sessão pretendeu abordar 2 questões fundamentais:
1 - através de estudos interdisciplinares (nomeadamente com o apoio laboratorial da física e da química) podemos conhecer mais e melhor as obras de arte, nomeadamente do ponto de vista técnico, material e também da sua autenticidade;
2 - os estudos laboratoriais têm limitações. Apesar da objetividade dos seus dados, estes precisam de ser cruzados com os das outras ciências envolvidas, como a história da arte, para poderem oferecer respostas mais fundamentadas.
Os 3 casos de estudo apresentados são bem demonstrativos das dúvidas que estudos laboratoriais não permitiram resolver ou que demoraram o seu tempo a resolver, como aconteceu com as pinturas de Rembrandt. Neste caso, foi fundamental os estudos de conjunto, ou seja existirem estudos sobre um número representativo de peças deste artista para se poderem tirar conclusões mais assertivas sobre os aglutinantes que utilizou nas suas pinturas.
Para aprofundamento de conhecimentos sobre este assunto do estudo de conjuntos, sugeriu-se a consulta do seguinte estudo: https://www.academia.edu/13089061/Se_cada_obra_de_arte_%C3%A9_%C3%BAnica_porqu%C3%AA_estudar_materialmente_conjuntos_de_obras
A arte e a ciência
22 Abril 2025, 14:00 • Clara Moura Soares
O estudo laboratorial das obras de arte: possibilidades e limites.
Para
que serve o estudo laboratorial das obras de arte?
O que se pode fazer com os métodos laboratoriais?
Para que serve a informação laboratorial obtida para uma obra?
Condições em que o estudo laboratorial deve ser feito.
A importância decisiva das Perguntas.
Os princípios em que deve assentar um estudo laboratorial:
Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.
Madeleine
Hours e o período de consagração do Laboratório do Museu do Louvre. O
texto de Magdeleine Hours: A ciência ao serviço da arte (El correo de la
UNESCO, 1981)
Os métodos laboratoriais: as grandes questões e as
suas implicações
- De que é feito;
- Como foi feito;
- Quando foi feito;
- Onde foi feito;
- Por quem foi feito;
- Que função tinha;
- Em que estado de conservação se
encontra;
- Como se alterou;
- Como preservar.
Sugestão
de leitura complementar: texto de António João Cruz, “Ciência e Conservação:
alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”,
disponível em https://www.researchgate.net/publication/257960130_Ciencia_e_Conservacao_Alguns_problemas_de_uma_relacao_frequentemente_conflituosa_mas_necessaria