Sumários
Para que serve à História da Arte o estudo de pigmentos
20 Abril 2021, 08:00 • Clara Moura Soares
Apresentação de um texto de António João Cruz, intitulado "Para que serve à História da Arte o estudo de pigmentos?". Possibilidades e limites do estudo dos pigmentos numa obra de arte. Abordagem de alguns casos de estudo
Análises de Ponto
19 Abril 2021, 08:00 • Clara Moura Soares
Análises de Ponto aplicados ao estudo e à conservação das obras de arte: objetivos e princípios gerais.
A amostragem das obras de arte.
O que são cortes estratigráficos.
O que ter em conta antes de se extraírem as amostras.
Critérios e processos para a obtenção de amostras.
Princípios gerais e aplicabilidade dos seguintes métodos:
Microscópio ótico e Microscópio Eletrónico de varriemnto (SEM - Scanning Electron Microscopy);
Espectrometria de Absorção de Infravermelhos (Fourier) - FTIR (Fourier transform infrared spectroscopy);
Determinação da composição elementar por espectrometria de fluorescência de raios X;
A espetroscopia Raman;
Difração dos Raios-X.
Visualização de video sobre o Instituto José de Figueiredo.
Métodos de exame aplicados ao estudo e ao diagnóstico de obras de arte
13 Abril 2021, 09:30 • Clara Moura Soares
Endoscopia e Tomografia Axial Computorizada (TAC): fundamentos e potencialidades.
Métodos de exame aplicados ao estudo e ao diagnóstico de obras de arte
13 Abril 2021, 08:00 • Clara Moura Soares
Endoscopia e Tomografia Axial Computorizada (TAC): fundamentos e potencialidades.
Métodos de exame e análise aplicados ao estudo e conservação das obras de arte (exames de área e análises de ponto)
12 Abril 2021, 08:00 • Clara Moura Soares
Os raios-X: funcionamento, potencialidades e limitações. Observação e análise de exemplos.
Caso de estudo: as obras Marinha e Varina de João Vaz.
Foi transmitido aos alunos que, face à prorrogação do período de confinamento, o elemento de avaliação previsto para o dia 26 de abril, será realizado remotamente e terá um peso de 30%, idêntico ao primeiro exercício de avaliação, realizado no dia 23 de março. Assim, o segundo elemento de avaliação consistirá num comentário a um texto ou imagens, partilhado através de link na plataforma Zoom, e deverá ser devolvido até ao termo da aula, com uma tolerância de 15 minutos, para o email indicado pela docecente. O comentário, escrito a computador e enviado em formato pdf, deverá ter todos os dados de identificação do aluno, e não ultrapassar as 1.000 palavras. Acrescenta-se que os alunos terão que ter a câmara do computador ligada durante todo o tempo em que estejam a realizar a prova.