Sumários
A arte e a ciência: importância da interdisciplinaridade
16 Março 2021, 08:00 • Clara Moura Soares
Os métodos laboratoriais: as grandes questões e as suas implicações
- De que é feito;
- Como foi feito;
- Quando foi feito;
- Onde foi feito;
- Por quem foi feito;
- Que função tinha;
- Em que estado de conservação se encontra;
- Como se alterou;
- Como preservar.
Análise comentada de alguns trechos do texto de António João Cruz, "Ciência e Conservação: alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”, disponível em https://www.researchgate.net/publication/257960130_Ciencia_e_Conservacao_Alguns_problemas_de_uma_relacao_frequentemente_conflituosa_mas_necessaria
A arte e a ciência: importância da interdisciplinaridade
15 Março 2021, 08:00 • Clara Moura Soares
O estudo laboratorial das obras de arte: possibilidades e limites.
Para que serve o estudo laboratorial das obras de arte?
O que se pode fazer com os métodos laboratoriais?
Para que serve a informação laboratorial obtida para uma obra?
Condições em que o estudo laboratorial deve ser feito.
A importância decisiva das Perguntas.
Os princípios em que deve assentar um estudo laboratorial: Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.
Madeleine Hours e o período de consagração do Laboratório do Museu do Louvre. O texto de Magdeleine Hours: A ciência ao serviço da arte (El correo de la UNESCO, 1981)
História e teoria da conservação e do restauro (conclusão): Gustavo Giovannoni e Cesare Brandi
9 Março 2021, 09:30 • Clara Moura Soares
Gustavo Giovannoni: monumento e sítio histórico . Alargamento do conceito de monumento ao conjunto urbano, contra o isolamento dos monumentos.
Cesare Brandi e o Restauro Crítico.
Alguns monumentos europeus (IMilão, Londres, Varsóvia, Viena, Dresden, Berlim) arrasados durante a 2ª Guerra Mundial, circunstância que determinou a mudança de paradigma no restauro de monumentos (mais tolerante, profunda e com maior sentido crítico), refletindo-se na redação da Carta de Veneza de 1964. Referência à Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de Conflito Armado
História e teoria da conservação e do restauro (conclusão): Gustavo Giovannoni e Cesare Brandi
9 Março 2021, 08:00 • Clara Moura Soares
Gustavo Giovannoni: monumento e sítio histórico . Alargamento do conceito de monumento ao conjunto urbano, contra o isolamento dos monumentos.
Cesare Brandi e o Restauro Crítico.
Alguns monumentos europeus (IMilão, Londres, Varsóvia, Viena, Dresden, Berlim) arrasados durante a 2ª Guerra Mundial, circunstância que determinou a mudança de paradigma no restauro de monumentos (mais tolerante, profunda e com maior sentido crítico), refletindo-se na redação da Carta de Veneza de 1964. Referência à Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de Conflito Armado.
História e teorias do Restauro: William Morris e Camillo Boito
8 Março 2021, 08:00 • Clara Moura Soares
William Morris e a difusão do movimento anti-restauro. Fundação da Society for the Protection of Ancient Buildings, Londres, 1877.
Camillo Boito: o restauro moderno ou filológico.