Sumários

A arte e a ciência: importância da interdisciplinaridade

16 Março 2021, 08:00 Clara Moura Soares

Os métodos laboratoriais: as grandes questões e as suas implicações 

- De que é feito; 
- Como foi feito; 
- Quando foi feito; 
- Onde foi feito; 
- Por quem foi feito; 
- Que função tinha; 
- Em que estado de conservação se encontra; 
- Como se alterou; 
- Como preservar.
 Análise comentada de alguns trechos do texto de António João Cruz, "Ciência e Conservação: alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”, disponível em https://www.researchgate.net/publication/257960130_Ciencia_e_Conservacao_Alguns_problemas_de_uma_relacao_frequentemente_conflituosa_mas_necessaria


A arte e a ciência: importância da interdisciplinaridade

15 Março 2021, 08:00 Clara Moura Soares

O estudo laboratorial das obras de arte: possibilidades e limites.

Para que serve o estudo laboratorial das obras de arte? 
O que se pode fazer com os métodos laboratoriais? 
Para que serve a informação laboratorial obtida para uma obra? 
Condições em que o estudo laboratorial deve ser feito. 
A importância decisiva das Perguntas
Os princípios em que deve assentar um estudo laboratorial: Perguntas-Laboratório-Respostas-Novas Perguntas.

Madeleine Hours e o período de consagração do Laboratório do Museu do Louvre. O texto de Magdeleine Hours: A ciência ao serviço da arte (El correo de la UNESCO, 1981) 


História e teoria da conservação e do  restauro (conclusão): Gustavo Giovannoni e Cesare Brandi

9 Março 2021, 09:30 Clara Moura Soares

Gustavo Giovannoni: monumento e sítio histórico . Alargamento do conceito de monumento ao conjunto urbano, contra o isolamento dos monumentos.

Cesare Brandi e o Restauro Crítico. 

Alguns monumentos europeus (IMilão, Londres, Varsóvia, Viena, Dresden, Berlim) arrasados durante a 2ª Guerra Mundial, circunstância que determinou a mudança de paradigma no restauro de monumentos (mais tolerante, profunda e com maior sentido crítico), refletindo-se na redação da Carta de Veneza de 1964. Referência à Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de Conflito Armado


História e teoria da conservação e do  restauro (conclusão): Gustavo Giovannoni e Cesare Brandi

9 Março 2021, 08:00 Clara Moura Soares

Gustavo Giovannoni: monumento e sítio histórico . Alargamento do conceito de monumento ao conjunto urbano, contra o isolamento dos monumentos.

Cesare Brandi e o Restauro Crítico. 

Alguns monumentos europeus (IMilão, Londres, Varsóvia, Viena, Dresden, Berlim) arrasados durante a 2ª Guerra Mundial, circunstância que determinou a mudança de paradigma no restauro de monumentos (mais tolerante, profunda e com maior sentido crítico), refletindo-se na redação da Carta de Veneza de 1964. Referência à Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de Conflito Armado.



História e teorias do Restauro: William Morris e Camillo Boito

8 Março 2021, 08:00 Clara Moura Soares


William Morris e a difusão do movimento anti-restauro. Fundação da Society for the Protection of Ancient Buildings, Londres, 1877.

Camillo Boito: o restauro moderno ou filológico.