Sumários
Aula prática de desenho de fragmentos cerâmicos
4 Outubro 2019, 08:00 • Catarina Viegas
Aula prática de desenho de fragmentos cerâmicos
Faltei para participar no evento: "Investigação FLUL: estado da arte, 2019"
1 Outubro 2019, 10:00 • Catarina Viegas
Faltei para participar no evento: "Investigação FLUL: estado da arte, 2019"
Diferentes tipos de desenho Arqueológico e os seus objetivos
27 Setembro 2019, 10:00 • Catarina Viegas
Diferentes tipos de desenho Arqueológico e os seus objetivos.
Apresentação do Programa, objectivos e modo de funcionamento da UC
24 Setembro 2019, 10:00 • Catarina Viegas
Apresentação do Programa, objectivos e modo de funcionamento da UC.
Primeira parte do semestre leccionado por C Viegas (desenho de cerâmica) e a partir e Novembro por JPCRibeiro para o desenho de líticos.Avaliação, (ver infra ), segue os princípios gerais do RGA, é feita tendo por base dois testes teórico-práticos com ponderação de 50% da nota final. Os restantes 50% correspondem à avaliação da participação nas aulas, nomeadamente a apresentação do port-folio com os desenhos realizados nas aulas.
Bibliografia, pdf de PPT das aulas e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina existente na plataforma Moodle (e-Learning da FLUL).
Programa de Introdução ao desenho Arqueológico TP2
Docente : Catarina Viegas e João Pedro Cunha Ribeiro
Programa
1. Objectivos da disciplina. Aspectos introdutórios (Catarina Viegas).
2. Caracterização do desenho arqueológico no contexto do desenho técnico/ilustração científica .
3. Introdução aos diferentes tipos de desenho arqueológico. Objectivos gerais.
3.1. Desenho de materiais; Desenho de campo; Desenho cartográfico
4. Técnicas de desenho e reconstrução gráfica de fragmentos cerâmicos. A importância da cerâmica na investigação arqueológica.
4.1 Representação de fragmentos cerâmicos a lápis à escala 1:1 (bordos e fundos). Orientação, cálculo do diâmetro, projecção ortogonal e secção.
4.2. Tipos de decoração e a sua representação gráfica.
4.3. Observação e classificação da cerâmica. Leitura crítica e interpretação de desenho arqueológico publicado.
6.Técnicas de desenho de líticos (João Pedro Ribeiro).
6.1. Orientação e desenvolvimento das vistas e secções de acordo com o cubo de projecção; rotação directa e indirecta. Noção de luz convencional.
6.2. Interpretação e representação de aspectos dinâmicos e estruturais da pedra lascada
Avaliação
A avaliação, que segue os princípios gerais do RGA, é feita tendo por base dois testes teórico-práticos com ponderação de 50% da nota final. Os restantes 50% correspondem à avaliação da participação nas aulas, nomeadamente a apresentação do port-folio com os desenhos realizados nas aulas.
Bibliografia e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina existente na plataforma Moodle (e-Learning da FLUL).
Bibliografia
Adkins, L.esley, Adkins, Roy. Archaeological Illustration, Cambridge: Cambridge University Press. 1989
Arcelin, Patrice, Rigoir, Yves. Normalisation du dessin en ceramologie. Documents d’Archéologie Meridionale, 1. Montpellier.1979
Dauvois, Michel. Précis de dessin dynamique et structural des industries lithiques préhistoriques. Perigueux: P. Fanlac. 1976.
Feugère, Michel, Normalisation du dessin en archéologie: le mobilier non-céramique (métal, verre, os, bois, terre cuite). Lambesc: Dossier d’Archéologie Meridionale, 2. 1982.
Griffiths, Nick, Jenner, Anne, Wilson, Christine. Drawing Archaeological Finds: A Handbook. (Occasional paper of the Institute of Archaeology, University College London). 1990.
Martingell, Hazel, Saville, Alan. The illustration of lithic artefacts: a guide to drawing stone tools for specialist reports. LSS Occasional Paper No. 3. AAI&S Technical Paper No.9. Northampton: Association of Archaeological Illustrators & Suerveyors. 1988.
Faltei por me encontrar ainda em Trabalho de Campo em Loulé Velho
20 Setembro 2019, 10:00 • Catarina Viegas
Faltei por me encontrar ainda em Trabalho de Campo em Loulé Velho, no âmbito do Projecto LORIVAI: Loulé Velho e a Ribeira de Carcavai. A compensar com aula extra dia 8 Out às 8.00h.