Lógicas de Tempo-Espaço e os Fundamentos Metódicos e Teóricos da Investigação
21 Novembro 2019, 08:00 • Luís Filipe Sousa Barreto
As unidades operacionais do Tempo e do Espaço nas Ciências Sociais do século XXI. A Pluralidade dos Espaços e Tempos sociais-culturais. O Presente-Presença como sendo-ser de múltiplas temporalidades.Todo o Presente-Simultâneo é também presença de Passados-Anterior e de potenciais Futuros-Posterior.Exemplos a propósito dos movimentos dos nossos dias em torno do Confucionismo e da Meritocracia.A China como Modelo uma vez mais nos horizontes transculturais e internacionais.
Os usos e presenças de Passados no Presente e as estratégias de luz,penumbra,sombra.O Passado como Húmus ontológico e instrumental dos Presentes. Os diferentes estratos porosos de Passado: do Passado Instante ao Passado Distante.As conexões destes Passados feitos Presente-Presença com os diferentes estratos porosos do Espaço.
O fazer da investigação,ensino,formação em Estudos Asiáticos implica trabalhar com as Coordenadas de Espaço e Tempo bem como com uma pluralidade de Métodos e Teorias das Ciências Sociais.Os métodos de investigação como conjuntos acordados de procedimentos adequados para um fim de produção de conhecimento critico-académico.Uma breve classificação dos métodos hoje mais frequentes : qualitativos e quantitativos.A prática da investigação assenta em métodos mistos.